Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CORONAVÍRUS
CONTAG elabora recomendações para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em época de pandemia
WhatsApp

07 de Abril de 2020


Fredox Carvalho
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
comercialização
coronavírus
covid-19
feiras livres
pandemia
prevenção

Preocupada em evitar que agricultores e agricultoras familiares sejam contaminados ou que levem contaminação à mesa dos brasileiros e brasileiras, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) elaborou um conjunto de recomendações sobre a comercialização dos produtos da agricultura familiar neste momento que enfrentamos a pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo.

Como as feiras livres estão suspensas ou com seu acesso restrito para evitar aglomeração e contaminação, o objetivo é que as Federações e Sindicatos orientem a base sobre as possibilidades de geração de renda neste período e sobre os cuidados com a saúde.

Onde as feiras estão autorizadas a funcionar, é fundamental seguir critérios de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde, a exemplo do distanciamento das barracas, higienização do local e dos produtos, utilização de álcool em gel e de máscara, evitar aglomerações, entre outros.

Já nos locais onde as feiras livres estão suspensas, a orientação é negociar com prefeituras para que adquiram os produtos que geralmente são comercializados e distribui-los a Lares de Idosos e outras instituições filantrópicas, bem como atender as famílias em vulnerabilidade social. Também será preciso articular com a Secretaria de Educação e Conselho de Alimentação Escolar a operacionalização da aquisição de alimentos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) durante a paralisação das atividades escolares e destiná-los às famílias dos(as) educandos(as).

Outra orientação é estimular a comercialização virtual dos produtos, por meio de WhatsApp, Internet, e outros aplicativos e meios eletrônicos. Neste sentido, é necessária uma articulação entre sindicatos, associações, cooperativas e outros parceiros para auxiliar na organização e cadastramento de agricultores e consumidores.

A CONTAG, Federações e Sindicatos também têm buscado mais alternativas para minimizar os efeitos da “quarentena” no processo de comercialização. Uma delas foi a elaboração de pauta conjunta com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF) com medidas emergenciais direcionadas ao governo, Congresso Nacional e ao Judiciário. Algumas medidas já foram aprovadas pelos parlamentares, a exemplo da destinação dos gêneros alimentícios adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) às famílias dos estudantes matriculados na rede pública de ensino; a inclusão dos agricultores e agricultoras familiares entre as categorias com direito ao benefício emergencial da “renda básica” no valor de R$ 600,00 durante três meses; e anúncio pelo Ministério da Agricultura de destinação de R$ 500 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a compra de alimentos para hospitais e clínicas de idosos.

“Portanto, a CONTAG seguirá empenhada na luta pela vida e pela agricultura familiar. Com unidade e consciência, contribuiremos para o controle da pandemia de Covid-19 e para a garantia de alimentos saudáveis a toda a população brasileira”, destaca o presidente da Confederação, Aristides Santos. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico