Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PANDEMIA
CONTAG expressa o seu pesar pela morte de mais de 600 mil brasileiras e brasileiros pela Covid-19
WhatsApp

08 de Outubro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
600 mil mortes
coronavírus
Covid
pandemia

Passados um ano e nove meses do registro do primeiro caso de infecção pela Covid-19 no Brasil, o País alcança a triste marca dos 600 mil mortes de brasileiros e brasileiras.

Desde o início da doença, o Brasil passou por duas ondas, a primeira de fevereiro a setembro/2020 e a segunda de dezembro de 2020 a maio de 2021. A tabela, a seguir, demonstra o comportamento da Covid-19 em nosso país:

A tabela demonstra que a concentração de óbitos a cada 100 mil mortes se deu de forma diferenciada:

Período de 26/02 a 08/08/2020 (165 dias), média de 606 mortes/dia;

Período de 08/08/2020 a 07/01/2021 (149 dias), média de 671 mortes/dia;

Período de 07/01 a 24/03/2021 (75 dias), média de 1.333 mortes/dia;

Período de 24/03 a 29/04/2021 (36 dias), média de 2.777 mortes/dia;

Período de 29/04 a 20/06/2021 (52 dias), média de 1.923 mortes/dia;

Período de 20/06 a 08/10/2021 (111 dias), média de 934 mortes/dia.

As informações desmontam os argumentos apontados pelo governo federal de que não haveria uma segunda onda da doença e que, em função da redução do número de casos e de óbitos, entre setembro a novembro, com média de 474 pessoas/dia, não haveria necessidade em acelerar compra de vacinas, como foi dito pelo presidente da República, “a pandemia está indo embora”.

Após a redução do número de óbitos no período acima citado, a partir de janeiro de 2021 deu-se início a segunda onda, alcançando o seu maior pique entre março a abril, chegando à triste marca de 2.777 mortes por dia, num período de 36 dias (24/03 a 29/04/2021). Neste período foram 100 mil vidas perdidas.

Diante da resistência do governo federal pela compra das vacinas houve uma enorme pressão da sociedade e movimentação de governadores(as) pela vacinação do povo brasileiro. Atualmente, temos quatro vacinas sendo aplicadas no Brasil: a Coronavac, a AstraZeneca, Pfizer e a Janssen. E, graças ao Programa Nacional de Imunização do SUS, após meses da primeira dose aplicada, o País já vacinou 148.856.842 milhões de brasileiros(as) com a primeira dose, 69,78% da população brasileira e 97.212.008 com as duas doses ou dose única, 45,57% da população.

O quadro, a seguir, demonstra a evolução do processo de vacinação no Brasil a cada intervalo de 100 mil mortes pela Covid-19.

Ao compararmos o maior número de óbitos de 2.777 pessoas/dia, de abril a maio, com o aumento do número de vacinados(as), vamos observar que com o avanço da vacinação contribuiu para baixar a média de óbitos por dia, hoje é de 438 pessoas/dia.

O descaso do governo federal com o tratamento da Covid-19 foi de tamanha proporção que não restou ao Senado Federal a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A comissão ainda não tem um relatório final, porém, os depoimentos até aqui realizados apontam para hipóteses de que o descaso do governo federal influenciou fortemente para o aumento do número de óbitos, quais sejam: o governo federal apostou na imunidade de rebanho e agiu deliberadamente para a circulação do vírus; resistência para a compra das vacinas, principalmente as das Coronavac e Pfizer; pressão do governo federal pelo tratamento precoce com o uso de medicamentos sem comprovação científica; questões ideológicas colocadas à frente da importância de salvar vidas prejudicaram a compra do Imunizante Farmacêutico Ativo (IFA) produzido na China, insumo necessário para a produção das duas vacinas produzidas no Brasil; fortes indícios de corrupção nos processos de compra das vacinas; e, mais recentemente, forte incidência da Prevent Senior na utilização de medicamentos precoces para o tratamento da Covid-19.

Diante desse contexto, a CONTAG vem a público repudiar a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia. Os resultados da CPI até aqui produzidos apontam que muitas vidas poderiam ter sido salvas se o governo federal tivesse seguido as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos profissionais da área.

Ao mesmo tempo, a Confederação presta a sua homenagem às pessoas vitimadas pela Covid-19, se solidariza com as mais de 600 mil famílias e amigos(as) em luto – entre elas de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares – e com a luta das(os) profissionais de saúde para preservar o direito fundamental à vida, mesmo estando em risco a sua. A vocês todo o nosso agradecimento em nome dos povos do campo, da floresta e das águas.

A CONTAG reforça que a pandemia não acabou e que vê com grande preocupação a flexibilização de medidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Orientamos que as pessoas continuem seguindo as recomendações da OMS: vacine-se, use máscara, lave constantemente as mãos ou utilize álcool 70%, evite aglomeração, mantenha o distanciamento físico. As vacinas são muito importantes para reduzir as contaminações e mortes por Covid-19, mas é imprescindível manter os cuidados. Contamos com a colaboração de todas as pessoas!

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico