Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Em audiência pública, CONTAG apresenta propostas para a sustentabilidade dos sistemas produtivos da agropecuária no pós-pandemia
WhatsApp

26 de Agosto de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
audiência pública
pandemia

O Grupo de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal (Cedes) realizou audiência pública sobre o Estudo “Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-Pandemia” na tarde desta quinta-feira (26). O objetivo foi analisar e debater propostas para a “Sustentabilidade dos Sistemas Produtivos da Agropecuária”.

A CONTAG foi uma das convidadas para fazer exposição sobre o tema, sendo representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch. Outros convidados foram o pesquisador e chefe da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, o economista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gustavo Souto de Noronha, o professor Sênior de Agronegócio do Insper e coordenador do centro “Insper Agro Global”, Marcos Sawaya Jank, e o Consultor da CNA em Meio Ambiente, Rodrigo Justus.

O estudo do CEDES “Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-Pandemia” sob o comando dos relatores, deputado Da Vitória (CIDADANIA/ES) e deputado Francisco Jr. (PSD/GO), tem como objetivo principal definir o papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações da sociedade civil nas estratégias e políticas de recuperação da economia e de geração de emprego e renda no pós-pandemia.

Antes de apresentar as proposições da CONTAG, Alberto Broch considerou importante fazer um recorte da agricultura familiar, mostrando todo o seu potencial, os desafios enfrentados e os fortes impactos sofridos com a pandemia de Covid-19.

Iniciou com o número do Banco Mundial, que aponta que a agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do planeta. Também destacou dados do Censo Agropecuário, que 70% dos alimentos que chegam diariamente à mesa da população brasileira são produzidos pela agricultura familiar, que ocupa apenas 23% das terras agricultáveis do País, que representam 77% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros, impacta diretamente na economia de 68% dos municípios brasileiros e os recursos da Previdência Social Rural são superiores ao Fundo de Participação dos Municípios em 73% das cidades brasileiras.

“A agricultura familiar brasileira tem grandes oportunidades, mas enfrenta grandes desafios. É impossível não colocar esse cenário triste que estamos vivendo, como o aumento da fome, do desemprego, da miséria, da inflação e isso tudo se relaciona também com o meio rural e com a agricultura familiar”, ressaltou Broch.

O dirigente da CONTAG reforçou que a pandemia trouxe grandes impactos para a agricultura familiar, em especial para algumas regiões e culturas, e apresentou as propostas da Confederação para a sustentabilidade dos sistemas produtivos da agropecuária nesse estudo sobre a retomada econômica e geração de emprego e renda no pós-pandemia. “O crédito rural é importante para o investimento na produção e geração de renda. No entanto, faz-se necessário reformar algumas políticas públicas para incluir públicos que estão desenquadrados, a exemplo do Pronaf. Também é fundamental priorizar a política de assistência técnica e extensão rural, ampliar o acesso à certificação de produtos (Selo da Agricultura Familiar), disponibilizar internet no campo, fortalecer os canais de comercialização, como o PAA e Pnae, ampliar os processos de capacitação e gestão e fortalecer a organização da produção através do associativismo e cooperativismo, bem como dar condições para a transição agroecológica na produção agropecuária”, pontuou.

Broch completou que todas essas políticas vistas como estratégicas pela CONTAG também são fundamentais para enfrentar a fome que atinge cerca de 19 milhões de brasileiros(as), bem como para implementar a Agenda 2030 e fortalecer a Década da Agricultura Familiar. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico