Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Audiência pública no Maranhão reunirá entidades de 25 municípios maranhenses com órgãos de Justiça e Conselho Nacional de Direitos Humanos
WhatsApp

15 de Junho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
assassinatos
audiência pública
direitos humanos
maranhão
violência no campo

Era 03 de janeiro quando, ao entrar em casa com a neta de apenas 10 anos, o quilombola José Francisco Lopes Rodrigues (55), conhecido como seu Quiqui, foi atingido por um tiro disparado por um criminoso que estava escondido dentro da residência, na comunidade Cedro, em Arari. Avô e neta foram socorridos; a criança sobreviveu, mas o avô não resistiu e faleceu apenas cinco dias após o atentado. Aquele era só o primeiro caso de violência no campo registrado no Maranhão, no ano de 2022.

2022 – Em 6 meses, já foram registrados 07 assassinatos, segundo a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema), que identificou um total de 204 pessoas ameaçadas de morte nas áreas rurais do estado, em especial, naquelas que são alvos de conflitos agrários reforçados pelo avanço da fronteira agrícola da soja, além da atividade de mineradoras sobre a porção amazônica do Maranhão. Só para se ter uma ideia, no primeiro trimestre deste ano, foram registradas cerca de 92 ocorrências ocasionadas por disputas de terra.

2020 e 2021 – As estatísticas dos últimos anos revelam um histórico de violência crescente. Um relatório divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com dados de 2020, mostra que o Maranhão já figurava no topo do ranking de conflitos agrários no Brasil, com 173 ocorrências. Em 2021, segundo a Fetaema, foram registrados 215 conflitos de terra, em 51 municípios maranhenses, com 09 assassinatos.

Vítimas – A escalada de casos de violência nas áreas rurais chama a atenção, ainda, para o perfil das vítimas que tem uma maioria formada por indígenas, trabalhadores sem-terra, posseiros, quilombolas, assentados de reformas agrárias, pequenos proprietários, quebradeiras de coco babaçu, lideranças e apoiadores da luta pela terra, segundo a CPT.

Audiência – A escalada de casos de violência no campo tem despertado a atenção e levado à união de esforços de órgãos do sistema de Justiça maranhense, para uma atuação preventiva conjunta em favor dessas populações. Esse é exatamente o propósito da Frente de Proteção Integrada do Maranhão (FPIMA), formada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPF e MPE) e pelas Defensorias Públicas da União e do Estado (DPU e DPE), que irão realizar, pela primeira vez, a audiência pública “Violência no campo no Maranhão”.

A FPIMA firmou parceria com o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) para dialogar com 35 entidades convidadas, entre grupos, movimentos, associações e sindicatos rurais, espalhados por 25 municípios maranhenses, incluindo a capital, São Luís. O encontro será no auditório da sede da DPE/MA e contará, ainda, com representações de órgãos parceiros, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e a Fetaema. Foram convidados, também, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico