Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG debate sobre meio ambiente, compras públicas e Década da Agricultura Familiar na 38ª REAF Mercosul
WhatsApp

26 de Maio de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
mercosul
reaf

Mais uma edição da Reunião Especializada para a Agricultura Familiar do Mercosul (REAF Mercosul) aconteceu nesta semana, entre os dias 22 e 24 em Buenos Aires, na Argentina, país que detém sua presidência pró-tempore neste semestre. Foi a 38ª edição deste importante espaço político onde governos e organizações representativas da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AFCI) de países do bloco econômico latino dialogam sobre ações e políticas públicas importantes para o desenvolvimento deste setor na região, e trocam experiências e referências sobre políticas implementadas ou em desenvolvimento nestes países.

A CONTAG, que foi uma das incentivadoras da criação da REAF, e participa deste espaço desde a sua primeira edição, em 2004, esteve presente novamente, representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e pela secretária de Mulheres, Mazé Morais. Toda a delegação brasileira foi bem expressiva em número de participantes, e além de representantes do governo do Brasil, entre eles do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), participaram também representantes da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf).


São muitos os temas e grupos de trabalho que se desdobram na REAF, e a 38ª edição focou em três deles: as mudanças climáticas, as compras governamentais de produções da agricultura familiar, e a implementação da Década da Agricultura Familiar na região do Mercosul Ampliado. 

A pauta ambiental foi abordada já no primeiro dia, com o Colóquio "Enfrentando o desafio das Mudanças Climáticas, Políticas Públicas e Adaptação da Agricultura Familiar: Experiências, governança e estratégias inovadoras para a Sustentabilidade em Sistemas Alimentares". A REAF levou especialistas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) sobre o tema. É sabido que a AFCI é um setor que sofre muito com as mudanças climáticas, e é urgente para os produtores ter políticas públicas que garantam a resiliência das atividades agrícolas diante das ameaças climáticas cada vez mais frequentes. Foi nesse sentido que se desenrolou o diálogo neste momento da 38ª REAF. 

O segundo dia ficou para a discussão sobre acesso das famílias agricultoras aos mercados para comercialização de suas produções, a partir do seminário sobre “Instrumentos de política para ampliar o acesso da agricultura familiar aos mercados públicos”. Neste momento, o Brasil protagonizou a apresentação de seu Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política de compra pública que é referência na região, e que acaba de voltar com força total com o novo governo. Para complementar o assunto com a abordagem sobre Sistema de Alimentação Saudável nas Escolas, houve a participação do escritório regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

E não podia faltar o debate sobre a Década da Agricultura Familiar e sua implementação nos países latinos, principalmente devido à REAF ter sido aprovada em edições anteriores como um espaço institucional fundamental para avançar sobre este tema com a construção de um Plano de Ação Regional para a Década. Em relação a este tema houve um importante avanço, com a recomendação aos países que façam seus Planos Nacionais de Ação para a Década, e o compromisso dos presentes com essa demanda.


Esta REAF teve diferenciais marcantes em relação às reuniões anteriores, em que faltaram apoios, presenças e participações importantes. Alberto Broch explica: “Em Buenos Aires, conseguimos resgatar algumas questões centrais da institucionalidade da REAF. Houve um grande retorno da sociedade civil organizada, com representação de vários setores da AFCI e boa preparação das delegações dos países em suas Seções Nacionais prévias. Destaco, principalmente, a volta do Brasil com força a este espaço, com uma delegação expressiva e o envolvimento do MDA”.

Mazé Morais também observou a melhoria da atmosfera política e institucional do espaço: “Os países estão muito animados e com grande expectativa dessa retomada da REAF, tivemos momentos importantes de construção coletiva nestes três dias de trabalho”. A secretária de Mulheres aproveitou ainda para falar da Marcha das Margaridas nas abordagens sobre gênero durante o encontro, e ficou satisfeita com a repercussão “A Marcha foi mencionada na ata final da 38ª REAF com um estímulo aos países vizinhos participarem deste momento tão importante para as mulheres rurais, e isso só vem a fortalecer ainda mais nossa construção e nossa luta em torno dessa mobilização”, afirmou.


Mazé e Alberto também participaram da reunião da Diretoria da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), que ocorreu previamente à REAF, e se articularam com as demais organizações membros em torno das contribuições que todas levaram para a 38ª REAF. A 39ª edição do encontro está prevista para novembro e será no Brasil, que estará com a presidência pró-tempore neste período. 

Fonte: Gabriella Ávila – Jornalista da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico