Nesta semana, durante os dias 29 a 31 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) deu continuidade à realização das Oficinas de Base, em parceria com o Senar. Fortaleza (CE), Joaçaba (SC) e Patos (PB) foram sedes de atividades que integram a 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, que significa um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
JOAÇABA (SC)
Participaram 53 pessoas, entre lideranças e técnicos da CONTAG, FETAESC e 33 sindicatos das 5 Microregionais - Três Fronteiras, Centro-Oeste, Baixo Vale do Rio do Peixe, Vale do Rio do Peixe e Serrana. A Confederação foi representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, e o assessor Décio Sieb.
Os principais compromissos construídos foram de fortalecer a sustentabilidade político-financeira; fazer campanha de sindicalização para aumentar os associados e associadas; fortalecer a participação das mulheres e juventude rural; trabalhar para a melhoria e acesso às políticas públicas como crédito fundiário, serviços ambientais, Ater, preços mínimos para os produtos; ampliar as parcerias para fortalecer a ação sindical; fortalecer a comunicação Sindical; e promover a formação e inovação com acesso a tecnologias.
PATOS (PB)
Estiveram presentes 68 pessoas, de 25 Sindicatos dos Polos Alto Sertão, Vale do Piranhas, Vale do Maringá e Serra do Teixeira, FETAG-PB e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo assessor José Arnaldo de Brito.
Os principais encaminhamentos da oficina foram de intensificar o trabalho na base, buscando a adesão de novos sócios e sócias aos Sindicatos; investir em comunicação, nos programas de rádio e nas mídias sociais; trabalhar as parcerias nos municípios e nos polos, buscando tecnologias sociais, inovação para acesso aos mercados e organização da produção; e incentivar o trabalho da juventude nos Sindicatos.
FORTALEZA (CE)
Se reuniram cerca de 80 participantes, dos 45 Sindicatos das Regionais Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe, da FETRAECE e CONTAG. A Federação esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e os assessores Ronaldo Ramos e Lacerda Souto.
Os compromissos estabelecidos foram em torno da sustentabilidade político-financeira, desenvolvimento de estratégias de crescimento, gestão, comunicação, capacitação, próximas eleições e fortalecimento do Sistema Confederativo (CONTAG, FETRAECE e Sindicatos) e da agricultura familiar.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG