Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ELEIÇÕES 2022
Campo Unitário entrega propostas para Lula e Alckmin em encontro com cooperativas e economia solidária
WhatsApp

14 de Setembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
alckmin
campo unitário
cooperativas
cooperativismo
economia solidária
eleições
lula
plataforma

O cooperativismo e a economia solidária da agricultura familiar, da reforma agrária e de outros setores têm sofrido, nos últimos anos, fortes impactos causados pela falta de políticas públicas voltadas ao setor e com o corte de recursos em programas importantes, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – substituído pelo Alimenta Brasil, mas sem as mesmas condições e alcance. 

Esse desmonte coloca em risco a sobrevivência das cooperativas, que são fundamentais principalmente nesse cenário de aumento da fome e da desigualdade. O cooperativismo da agricultura familiar e reforma agrária tem papel importante na produção, comercialização e distribuição de alimentos que deveriam estar nas mesas da população brasileira.

Em encontro nacional realizado nesta quarta-feira (14), em São Paulo, representantes de mais de 900 cooperativas da agricultura familiar, reforma agrária e demais setores, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, e dirigentes de outras organizações do Campo Unitário debateram essas questões com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.


Na ocasião, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, e a coordenadora geral da CONTRAF, Josana Lima, apresentaram as principais propostas da Plataforma do Campo Unitário para Lula e Alckmin. O documento traz como proposta cinco prioridades de ações estruturantes para combater a fome e a desigualdade no País: Garantia do direito à terra e territórios; Fortalecimento da capacidade produtiva da agricultura familiar para a soberania e segurança alimentar; Políticas estruturantes de infraestrutura e qualidade de vida para os povos do campo, da floresta e das águas; Assalariados e Assalariadas Rurais; e Estrutura de Estado para promover e implementar as políticas públicas destinadas aos povos do campo, da floresta e das águas.

Lula e Alckmin concordaram com várias das propostas apresentadas e expressaram essa opinião a partir das falas ao longo do encontro. Lula, inclusive, fez referência à participação da CONTAG neste importante evento.

“É assim que se faz um programa de um governo democrático: ouvindo, recebendo propostas, dialogando, não é fazendo motociata e nem andando de jet-ski; mas, sim, junto com a população”, destacou Geraldo Alckmin.


“O Estado precisa fazer com que as pessoas tenham possibilidades e oportunidades de criar as formas de se organizar, de fazer a sua própria economia. Esse é o papel do Estado! Eu sonho que a gente vai fortalecer esse país com a economia criativa e com o cooperativismo, porque a gente vai colocar recursos para alavancar um novo modelo de desenvolvimento do País que leve em conta a criatividade do ser humano, que leve em conta a criatividade das mulheres e dos homens”, disse Lula.

O ex-presidente destacou algumas iniciativas que pretende colocar em prática que dialogam com as propostas apresentadas pelo Campo Unitário. “Já falei anteriormente que vou criar o Ministério dos Povos Originários e da Igualdade Racial. Já falei que as Mulheres terão um Ministério, com força de ministério mesmo. Todo mundo já sabe que o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai voltar, talvez até melhor do que era. Vamos ter um Ministério da Pequena e Média Empresa, ou seja, vamos criar aquelas coisas que custam pouco e que funcionam muito, porque tratam da especificidade.”

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avaliou positivamente a participação neste encontro. “Além de apresentarmos a Plataforma com as propostas do Campo Unitário para o combate à fome e à desigualdade, pudemos presenciar a força das cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária e as dificuldades que estão enfrentando. Também foi importante testemunhar o compromisso que Lula e Alckmin estão assumindo com pautas tão importantes para os povos do campo, da floresta e das águas, como a recriação de um Ministério específico para a agricultura familiar, para os povos originários, para as mulheres, para a igualdade racial, entre outras pautas estratégicas para o País”, pontuou Aristides.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico