Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLANTAS MEDICINAIS
CONTAG e FIOCRUZ certificam educandas/os do Curso “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”
WhatsApp

20 de Fevereiro de 2024


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
contag
fiocruz
fitoterápicos
plantas medicinais

A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) finalizaram a realização do curso “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”, iniciativa inédita no País. Em 2023 foram realizados quatro módulos e, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, aconteceu o Seminário Nacional de Avaliação e Projeção de Ações Futuras e a certificação das educandas e educandos.

O objetivo do curso foi qualificar agricultores e agricultoras familiares, lideranças e assessorias técnicas para atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF) no âmbito da assistência farmacêutica, com ênfase no cultivo e no extrativismo sustentável contribuindo para a implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) no Sistema Único de Saúde (SUS).


Os/as participantes eram dirigentes, assessoria técnica e agricultores/as familiares que participaram do curso de extensão de 220 horas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), bem como agricultores/as familiares com vivência em plantas medicinais. O curso PICS foi uma parceria firmada pela CONTAG e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano.


Segundo a proposta do curso, a expectativa era chegar ao final com o acúmulo das condições mínimas necessárias para sua inserção na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, como fornecedor de insumos qualificados nas normas dos segmentos farmacêuticos, especialmente com capacidade de contribuir para as decisões do território sobre políticas e programas de fitoterapia para os quais a existência de fornecedores qualificados possa ser indutor de serviços com tecnologias adequadas. E esse objetivo foi alcançado. No Seminário foram apresentados os projetos dos grupos produtivos organizado por estado.

E todos esses frutos que estão sendo colhidos foram destacados na celebração de conclusão e certificação do curso. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, reforçou a importância do curso e da vivência ao longo desse tempo. “Não foi um percurso fácil, foram vários desafios. Mas foi uma construção coletiva, vocês também trouxeram suas vivências. As plantas medicinais e fitoterápicos são uma realidade na agricultura familiar, mas estamos na luta para fortalecer como política pública. Estamos plantando mais uma semente. E a semente, para ser germinada, precisa ser cuidada. Levem a certeza do nosso compromisso de que acreditamos nesse projeto.”


A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, também reforçou esse compromisso da Confederação. “Não tem como não se emocionar com os saberes da ancestralidade. Quero desejar muito boa sorte, um caminho de luz, que os sonhos plantados aqui sejam realizados. Não é esperança de esperar, mas de esperançar. Vocês são sementes que germinarão e gerarão bons frutos. Queremos ter um campo com gente e com vida. Como esse curso, vimos que é possível fazer a bioeconomia no quintal da gente. Estamos aqui para apoiar vocês. Vamos lutar para que as políticas públicas cheguem ao campo.”


A Fiocruz também demonstrou a sua satisfação na realização desse curso em parceria com a CONTAG. “Falamos em solidariedade e cooperação em busca do bem viver. Essa é a nossa lógica da Bioeconomia. Envolvendo pessoas nos seus territórios e quintais produtivos, focando na organização da produção na lógica coletiva”, destacou o coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins.

“A gente aprende com a vida e com as histórias”, disse a pesquisadora da Fiocruz Brasília, Socorro Souza, que aproveitou para fazer um resgate dos cinco projetos de saúde realizados pela CONTAG e que ela fez o acompanhamento e avaliou que esse quinto foi o mais complexo e mais aprofundado.]


Nesta terça-feira (20), o Seminário teve continuidade com a apresentação do Programa Intersetorial de Bioeconomia das Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar, na sede da Fiocruz. A Mesa 1 teve como tema “Perspectivas de Integração de Políticas Intersetoriais para o Fortalecimento da Cadeia Produtiva das Plantas Medicinais”, e como convidados/as representantes dos Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), do Trabalho e Emprego. A Mesa 2 tratou do tema “Possibilidades de avanço na implementação da PNPMF e no fortalecimento da participação da Agricultura Familiar: ampliação das iniciativas e estratégias de ação em territórios, com foco na geração de renda e promoção à saúde”. Essa tema foi debatido por representantes da CONTAG, Articula Fito, Redes Fito, Unicafes, Fundação Banco do Brasil, e Interelos.


Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico