Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG visita agências internacionais em Roma e articula sobre temas importantes para a agricultura familiar brasileira
WhatsApp

13 de Outubro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
américa latina
combate à fome
contag
coprofam
fao
mercosul
relações internacionais

A 50ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial das Nações Unidas (CSA) aconteceu nesta semana, entre os dias 10 e 13 de outubro, em Roma, na Itália, e a CONTAG foi uma das organizações presentes, levando propostas para compor a declaração do Mecanismo da Sociedade Civil (MSC), formado por organizações da sociedade civil de diversas regiões do mundo. Essa declaração é apresentada por esse setor aos ministros e demais autoridades governamentais que debatem na Plenária.

A CONTAG foi representada, nessa agenda, por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também representou a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), da qual é presidente. 

“Na conversa entre as organizações da sociedade civil, levantamos a necessidade de dialogar com os governos presentes na 50º CSA sobre a priorização de políticas de redução da fome em todos os países. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) afirma que chega a 850 milhões o número de pessoas que passam fome no planeta, em todas as regiões, e sabemos que a Agricultura Familiar pode colaborar para reverter essa situação, mas precisa de políticas públicas de apoio para acessar os recursos naturais e outras questões necessária para produzir esses alimentos com qualidade, sustentabilidade e geração de renda”, disse o dirigente, referindo-se às propostas apresentadas pelo MSC.

Outras pautas levantadas pela Sociedade Civil neste contexto foram no sentido de cobrar mais atenção dos governos às mudanças climáticas, às formas de produção sustentável, como a Agroecologia, e à criação de políticas públicas específicas para mulheres e jovens rurais que possibilitem a permanência no campo com condições dignas de trabalho e vida, entre outros pontos. E que os governos tenham em conta que está em vigência a Década da Agricultura Familiar, uma campanha focada em impulsionar o setor visando melhorias estruturais nos sistemas alimentares, sociais e ambientais.

Aproveitando a presença do dirigente em Roma para esta agenda, a Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG marcou uma série de audiências com referentes de algumas das principais agências internacionais de cooperação: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Coalizão Internacional da Terra (ILC). O objetivo das reuniões foi dialogar com essas equipes sobre os projetos da COPROFAM e da CONTAG, sobre a Década da Agricultura Familiar e outros assuntos importantes para a luta pelo desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.


O 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será promovido pela CONTAG em abril de 2023, e a Marcha das Margaridas, em agosto do mesmo ano, foram os principais projetos apresentados pelo vice-presidente. Além de fazer o convite às equipes de todas as agências a participarem presencialmente dessas ações no Brasil, Broch também pediu apoio delas para conseguir levar mais jovens e mulheres à Brasília, onde serão realizadas ambas mobilizações. A ILC, que recebeu a CONTAG no escritório da organização em Roma, no dia 11, com seu diretor Mike Taylor e uma equipe que conta com uma brasileira, a especialista em Políticas Temáticas e Globais Cristina Timponi, foi uma das agências que recebeu o pedido e irá avaliar as possibilidades de fornecer apoio.


No escritório do FIDA, Alberto Broch foi recebido na terça-feira, 12, pela vice-presidente mundial do Fundo, Dra Satu Santala, e no diálogo com ela pediu uma abertura da agência para promover projetos diretamente com as organizações, e não somente com os governos dos países, como acontece hoje. Ele destacou à CONTAG e às demais organizações parceiras da América Latina que tem muito interesse em contribuir com políticas que fortaleçam o acesso da agricultura familiar aos recursos naturais, como forma de se desenvolver e ser uma ponte estratégica para diminuir a desigualdade social e a fome nas regiões do mundo.

Já na sede da FAO, as audiências foram no primeiro momento com o diretor de coordenação da secretaria da Década da Agricultura Familiar, Guilherme Brady, (1ª foto da matéria) onde conversaram exclusivamente sobre estratégias de implementação da Década no Brasil e em toda a região latina, e em outro momento com o subdiretor de Terra e vários outros programas da FAO, Adriano Campolina, em que focaram na importância de reforçar com os governos a importância das políticas para acesso aos recursos naturais pelos agricultores e agricultoras familiares.


Ao final de sua intensa agenda de audiências ao longo desta semana, Broch afirma: “Todas essas agências promovem iniciativas de apoio à Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena em várias partes do mundo, e queremos, enquanto CONTAG e COPROFAM, colaborar com essas iniciativas e fazer com que elas beneficiem as famílias agricultoras de nossa região. Por isso, é tão importante estar em constante diálogos com essas equipes”.


A última audiência em Roma foi nesta quarta-feira, 12, novamente com o FIDA, com uma equipe comandada pela coordenadora da América Latina e Caribe do Fundo, Rosana Polastri. Neste encontro, o presidente da COPROFAM aproveitou para agradecer a parceria do FIDA com a Confederação através do Programa de Diálogos Políticos para Transformações Rurais (PDRT), que a COPROFAM executou entre 2019 e 2022, e debateu sobre a possibilidade de realizar um novo convênio nos mesmos moldes, visto o sucesso do PDRT. “A equipe do FIDA foi receptiva à nossa proposta, e afirmou que estaria disposta a nos ajudar a encontrar fontes doadoras de outras instituições no caso de não poder colaborar diretamente”, avaliou Broch.


Fonte: Jornalista da COPROFAM – Gabriella Ávila




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico