A pauta da agricultura familiar vem ganhando força em todo o mundo e teve mais visibilidade a partir do Ano Internacional da Agricultura Familiar, em 2014. A partir de então, governos e organizações da sociedade civil de vários países começaram discutir a possibilidade de se realizar a Década da Agricultura Familiar, denominada de “AIAF + 10”.
Uma das agendas que a CONTAG participou em Roma, Itália, nesta semana, foi para tratar justamente desse assunto. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, participou da Reunião do Comitê de Coordenação Mundial do AIAF + 10, coordenada pelo Fórum Rural Mundial. A reunião foi realizada na sede da FAO e tratou da programação e ações da campanha mundial para que as Nações Unidas declare a Década da Agricultura Familiar (AIAF + 10), como o objetivo de promover e fortalecer a agricultura familiar em todos os continentes.
A campanha do AIAF + 10 anos pretende construir um conjunto de diretrizes para serem utilizadas pelos governos para a construção de políticas públicas para a agricultura familiar. Alberto Broch enfatizou que é preciso que todas as organizações que estão envolvidas na campanha do AIAF + 10 contribuam na elaboração de um documento base de referência para provocar e ampliar o debate sobre o importante papel da agricultura familiar. Neste documento devem estar os principais atores e a abertura para receber outros, os principais objetivos com o decênio, a forma de coordenação e governança da campanha antes e pós o decreto das Nações Unidas.
A Reunião contou com a presença de Francesco Pierre, Oficial da FAO Roma para a Agricultura Familiar, e de Jean-Philipe diretor do FIDA. Ambos os representantes reafirmaram o compromisso e apoio institucional da FAO e do FIDA para aprovar a década da Agricultura Familiar(AIAF + 10) junto às Nações Unidas. FONTE: Assessoria da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG