Hoje (13), em ato solene na FETAGRI-MT com mais de 400 participantes, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançou o Projeto Solo Vivo, que contará com o investimento de R$ 6,8 milhões e beneficiará mais de 3 mil famílias da agricultura familiar em Mato Grosso.
O secretário de Política Agrícola, Meio Ambiente e Agrária da FETAGRI-MT, Jovenir Silva, explicou que “o projeto vai diretamente de encontro com a economia para a nossa agricultura familiar. As famílias contempladas receberão de 10 a 15 hectares de áreas no seu sítio, preparadas sem custo para eles. Então, além de ser um incentivo na produtividade no assentamento, é uma economia também para eles lá porque estão recebendo esse projeto totalmente gratuito. Então, a FETAGRI, os Sindicatos e, especialmente, os nossos agricultores e agricultoras familiares estão de parabéns.”
As ações serão em parceria com a Federação, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto tem como objetivo mapear e analisar as condições dos solos em 10 assentamentos, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.
O presidente da FETAGRI-MT, Divino Andrade, compartilhou que “estamos nos sentindo muito honrados com essa parceria que disponibilizará profissionais para fazer as análises de solo e as correções necessárias que os nossos agricultores e agricultoras possam produzir com as suas terras preparadas.”
O Ministério da Agricultura e Pecuária prevê ainda o anúncio de série de programas voltados para a agricultura familiar. A estimativa é que, somados, os investimentos cheguem a R$ 140 milhões.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG