Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
14º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES    1 A 3 DE ABRIL DE 2025 - LUZIÂNIA/GO    SAIBA MAIS
DE OLHO NO CONGRESSO
Orçamento, isenção de imposto de renda, verbas da saúde e mais
WhatsApp

21 de Março de 2025


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
congresso nacional
governo federal
imposto de renda
orçamento

ORÇAMENTO

O Congresso Nacional aprovou o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. O texto amplia gastos com saúde e educação e também prevê um superávit de R$ 15 bilhões, sendo que a meta para o ano é de déficit zero. O texto original do Poder Executivo citava R$ 3,7 bilhões de superávit após as deduções permitidas.

Relator do Orçamento, senador Angelo Coronel (PSD/BA), destacou algumas despesas importantes que foram contempladas na proposta: reajustes do funcionalismo (retroativos) – R$ 22 bilhões; Bolsa Família – R$ 160 bilhões; Vale-gás – R$ 3,6 bilhões; Farmácia Popular – R$ 4,2 bilhões; Bolsas da Capes – R$ 4,2 bilhões; Saúde – R$ 233 bilhões; Educação – R$ 167 bilhões; e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – R$ 60 bilhões.

Além disso, o relator reservou R$ 50 bilhões para emendas parlamentares, distribuídos da seguinte forma: R$ 19 bilhões para emendas individuais da Câmara dos Deputados, R$ 5,5 bilhões para as emendas do Senado e R$ 14,2 bilhões para emendas de bancada, cujo pagamento é obrigatório por parte do governo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

As discussões nas tribunas do Senado e da Câmara dos Deputados concentraram-se na proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional, que prevê o aumento do limite de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil, a partir de 2026.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o Congresso terá a sensibilidade para ver o alcance social da proposta (PL Nº 1087/25), mas não descartou alterações no sentido da melhoria das medidas.

A proposta do governo é compensar a isenção para quem ganha menos – que deve custar R$ 25,8 bilhões por ano – taxando mais quem ganha acima de R$ 600 mil por ano. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida atingirá 0,13% dos contribuintes, que hoje pagam, em média, apenas 2,54% de Imposto de Renda. Essa é a alíquota efetiva, ou seja, após as deduções legais.

A ideia da proposta é adotar alíquotas mínimas a partir de R$ 600 mil por ano, chegando ao mínimo de 10% para quem ganha mais de R$ 1,2 milhão por ano.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS NÃO PAGOS

A Câmara dos Deputados e Senado aprovaram projeto de lei complementar (PLP) que revalida dotações orçamentárias canceladas vinculadas aos chamados restos a pagar não processados, permitindo sua liquidação até o final de 2026. Devido às mudanças, o Projeto de Lei Complementar Nº 22/25 retorna ao Senado para nova votação.

Os restos a pagar são dotações que passam de um exercício financeiro ao seguinte e se referem a serviços ou obras, por exemplo, que não foram pagos ainda.

Essas despesas têm os recursos empenhados (uma forma de reserva), diferenciando-se em processadas, quando o órgão já aceitou o objeto verificando o direito do fornecedor de receber o dinheiro (liquidação); e não processadas, quando essa liquidação ainda não ocorreu.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


USO DE VERBAS DA SAÚDE POR ESTADOS E MUNICÍPIOS

Aprovado pela Câmara dos Deputados projeto de lei complementar (PLP) que permite a estados e municípios usarem, até 31 de dezembro de 2025, recursos represados antes destinados a procedimentos de saúde relacionados à Covid-19. O texto será enviado ao Senado.

Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão mudar a destinação também de outros recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde locais sem seguir os objetos e compromissos aos quais o dinheiro estava vinculado. Isso valerá para repasses feitos até 31 de dezembro de 2023 em transferências regulares e automáticas.

Em vez de 31 de dezembro de 2024, as transferências financeiras realizadas pelo FNS diretamente aos fundos de saúde estaduais, distritais e municipais para enfrentamento da pandemia de Covid-19 poderão ser executadas pelos entes federativos até 31 de dezembro de 2025.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


PENAS PARA CRIMES CONTRA IDOSOS

As penas para os crimes de abandono de incapaz, maus-tratos e exposição a perigo da saúde e da integridade física ou psíquica do idoso podem ser aumentadas. A mudança está prevista no PL 4.626/2020, projeto de lei aprovado pelo Senado. Devido às alterações promovidas, o texto voltará à Câmara dos Deputados, onde teve origem. 

O texto prevê que, no caso de abandono de pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres, a pena passa de seis meses a três anos para de três a cinco anos de reclusão. Para o crime de abandono de incapaz, a pena sobe de seis meses a três anos para de dois a cinco anos. Para o crime de expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob guarda ou vigilância, a pena é elevada de dois meses a um ano para de dois a cinco anos de reclusão.

O texto também exclui a competência dos juizados especiais e a possibilidade de acordos entre réu e Ministério Público nos crimes previstos no Estatuto do Idoso e em qualquer crime praticado com violência contra o idoso. Além disso, impede a concessão de benefícios penais e processuais nesses casos.

Fonte: Agência Senado


FINANCIAMENTO PARA INDÚSTRIA VERDE

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o projeto de lei que oferece tratamento especial ao financiamento da indústria verde, como melhores condições de financiamento e de pagamento. As mudanças acontecerão dentro do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). 

O texto modifica a Lei Nº 10.184, de 2001, que trata de financiamento para a exportação, para prever novos critérios de tratamento especial associados à sustentabilidade ambiental. Pela proposta aprovada, a prioridade será dada na forma de melhores condições de financiamento e equalização em relação às taxas de juros e aos prazos de pagamento. Essa priorização será regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, a legislação prevê que, nas operações de financiamento ou de equalização vinculadas à exportação de bens ou serviços nacionais, o Tesouro poderá negociar condições aceitas pela prática internacional aplicada a países, projetos ou setores com limitações de acesso a financiamento de mercado.

Em 2023, o governo federal ampliou o número de empresas que podem acessar os instrumentos do Proex, ao elevar de R$ 600 milhões para R$ 1,3 bilhão o faturamento bruto anual das empresas que podem fazer parte do programa.

Fonte: Agência Senado


ALFABETIZAÇÃO ATÉ 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Senado aprovou o Projeto de Lei Nº 4.937/2024, que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O projeto consolida o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa lançada em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de decreto, e que agora deve se tornar lei. O objetivo é promover a recuperação das aprendizagens e ampliar as competências em leitura e escrita, especialmente para crianças com atrasos no desenvolvimento educacional.

O texto aprovado estabelece que a União será responsável pela coordenação estratégica da política nacional de alfabetização, oferecendo assistência técnica e financeira a estados e municípios. Os recursos serão destinados à capacitação de professores, melhoria da infraestrutura escolar e aplicação de avaliações diagnósticas. Além disso, o projeto cria o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, que reconhecerá as instituições que implementarem boas práticas pedagógicas.

O projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico