Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
FETAGRO E SINDICATOS FILIADOS REALIZAM O 23º FESTIVAL ESTADUAL DA JUVENTUDE RURAL DE RONDÔNIA
WhatsApp

19 de Novembro de 2024


FETAGRO
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
jovens
juventude rural
rondônia

Emergidos por uma energia de fortalecimento e renovação de novos ares, a FETAGRO e seus Sindicatos filiados reuniram centenas de jovens agricultores e agricultoras familiares, neste último sábado (16), numa grande festa da agricultura familiar, celebrando a 23ª edição do Festival Estadual da Juventude Rural rondoniense.

O chão da regional sindical 429 acolheu aqueles e aquelas que tanto contribuem com a garantia de alimentos saudáveis e agroecológicos na mesa das famílias brasileiras. Delegações de todo o estado começaram a chegar na madrugada do sábado, quando o galo já anunciava que o dia seria de muitas alegrias e trocas de experiências.

O evento, que teve como organizador a Comissão Estadual de Jovens Rurais da FETAGRO, em parceria com a diretoria executiva da federação e dos STTRs, contou com a participação de um publico de mais de mil participantes, unindo os jovens agricultores e agricultoras familiares de todo o estado para celebrar o mote: “Juventude Rural, Fortalecendo a Agricultura Familiar e o Bem Viver na Amazônia,” com o lema: “Respeito e Compromisso com o Futuro.

Na programação foram incluídos dois painéis formativos. O primeiro em torno das políticas públicas voltadas para a juventude rural, em especial o Terra da Juventude, o qual foi ministrado pelo secretário de Políticas Agrárias da FETAGRO, Marcio Viana, em parceria com o Superintendente do MDA em Rondônia, Gervano Vicente. Já o segundo, debateu o tema Juventude Rural, Respeito e Compromisso com o Futuro. Rumo a COP30!, ministrado pela jornalista sócio ambientalista, Leu Lopes, e pela agrônoma, analista ambiental da Ecoporé, Sueli Barbosa.

No primeiro painel, sobre o programa do Crédito Fundiário Terra da Juventude, a principal função do mesmo foi levar informações a juventude, sobre como funciona o programa e como podem acessar a essa modalidade de financiamento. Ressaltando a estes, que esta política pública foi conquistada através do 4º Festival Nacional da Juventude Rural realizado em Brasília no último ano de 2023.

Já o segundo painel foi um pouco além, pois teve como missão abordar as questões das mudanças climáticas para a agricultura familiar, como a mesma os atingem e quais as estratégias para continuarmos a produzir de forma sustentável e agroecológica, mesmo sentindo na pele os efeitos da mudança no clima, cada vez mais visível no estado de Rondônia.

Outra propositura do painel foi ouvir da própria juventude os anseios e desejos no que tange as questões ambientais, que estes desejam que seja debatida durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas) que irá acontecer no mês de novembro de 2025 em Belém do Pará. Sendo estas demandas registradas pelos próprios jovens em um tecido de algodão que ficou durante todo o evento a disposição dos mesmos.

Segundo a jovem Viviane Amaral, sócia do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urupá “vejo que assim como nas épocas de campanhas, eles nos ligam fazendo pesquisas, também deviam fazer essas ligações agora para a COP30. Ouvir não só da juventude, mas de toda nossa categoria rural, o que nós achamos que deve ser feito para melhorarmos a qualidade de vida em nosso planeta, em especial na Amazônia.”

Para encerrar o painel, como forma de assumirem compromisso com o cuidado da casa comum e com a mitigação da crise climática no estado e na Amazônia, foi realizada uma grande troca de sementes crioulas e mudas nativas, frutíferas e medicinais, relembrando e reafirmando nosso compromisso em semear e construir um mundo novo, a partir do espaço em que vivemos. 

Ainda durante o evento, além das modalidades culturais e esportivas, aconteceu também uma formação potente na oficina de comunicação popular: Empoderamento dos meios de comunicação, ministrado pela equipe do REC-UNIR, onde os participantes puderam aprender na prática, edições e capitação de áudio e imagens de forma rápida, realizadas através dos aparelhos dos próprios participantes, possibilitando aos mesmos condições de criarem seus próprios materiais de divulgação dos seus produtos.

O evento que é fruto da parceria celebrada no Acordo de Cooperação Técnica Financeira entre a FETAGRO e SENAR/RO, foi ainda apoiado por diversas outras entidades parceiras UNICAFES/RO, ECOPORÉ, CPT/RO, EMATER- VALE DO GUAPORE, COOPERVAGS, PAROQUIA CRISTO REI, RÁDIO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – REC/UNIR, PARTIDO DOS TRABALHAORES E TRABALHADORAS/RO, NOVALAR e pela deputada estadual Claudia de Jesus (PT), a qual nunca mede esforços para trabalhar e ouvir da juventude rural as suas demandas e indagações. 

Para o secretário estadual de Jovens, Wilians Santana, “a celebração do nosso 23º Festival Estadual da Juventude Rural foi construída por muitas mãos e é de forma coletiva que a gente avança para novos rumos do nosso Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondônia, buscando o fortalecimento da agricultura familiar e do bem viver na Amazônia, assumindo e reafirmando o nosso compromisso para com o cuidado da nossa mãe terra, de onde tiramos o nosso sustento. Estar hoje reunidos com tantos rostos de tantos sujeitos do campo, das florestas e das águas, é celebrar a vida que brota em cada uma das propriedades da agricultura familiar de Rondônia e que em frutos se transformam para alimentar e gerar renda para nossas famílias, em especial das famílias dessas juventudes aqui presente. A 23ª edição desta nossa grande ação de massa, reforça o compromisso do nosso sistema confederativo CONTAG-FETAGRO e SINDICATOS FILIADOS para com nossa juventude da agricultura familiar espalhada nos quatro cantos deste estado. Receber essa multidão de jovens agricultores e agricultoras familiares é ter a certeza de que nunca estivemos do lado errado, é termos a certeza de que a agricultura familiar de Rondônia vive e resiste a tantas pressões trazidas pelo grande capitalismo e pela chegada desenfreada do agronegócio e por isso referendamos, aqui neste espaço o nosso compromisso de articular, mobilizar e organizar a agricultura familiar rondoniense. O mote do festival já nos dá um recado importante e nos chama a somarmos força no fortalecimento de quem produz e coloca alimentos em nossas mesas todos os dias.”

Durante o festival, a juventude também pode bailar e se requebrar ao som da dupla, “As Meninas de Rondônia”, que são duas jovens agricultoras familiares do município de Presidente Médici e que encantaram o público com o talento que as mesmas possuem.

Para a deputada estadual Claudia de Jesus “a juventude rural tem um papel de suma importância na transformação social do meio em que vivem, e estar inseridos nos espaços coletivos e de decisão é de vital importância para que se tenha a construção de politicas publicas que beneficiem a categoria rural, em especial a juventude agricultora familiar."

A mesma parabenizou a FETAGRO pelo brilhante trabalho que a mais de 30 anos vem sendo feito no estado em prol do desenvolvimento rural sustentável e solidário e deixou seu mandato a disposição da juventude, para que os mesmos possam ser ouvidos, acolhidos e juntos construírem proposituras positivas para o estado de Rondônia.

De acordo com a presidenta da Federação, Alessandra Lunas, “o 23º Festival cumpriu sua missão em mais uma vez reunir a força da juventude rural. Mas que um espaço de reencontros de lazer, o festival foi fundamental pra convocar a juventude pra se organizar rumo a COP30 e se posicionar em defesa da produção com responsabilidade ambiental. Agora é seguirmos na organização desta agenda e preparação da delegação jovem rumo a Belém em 2025.”

O festival deu-se por encerrado por volta das 19h, quando as delegações voltaram para suas casas, com as bolsas e sacolas cheias de novos aprendizados e experiências. 

FETAGRO e Sindicatos Filiados a mais de 30 anos, articulando, mobilizando e organizando a juventude rural da agricultura familiar de Rondônia.

Juventude Rural, Fortalecendo a Agricultura Familiar e o Bem Viver da Amazônia!

Fonte: FETAGRO



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico