Cerca de 90 representantes da CONTAG e da maioria das Federações filiadas estiveram reunidos em Assembleia Geral do Conselho Deliberativo nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de julho, em Brasília.
A abertura contou com a saudação do presidente da CONTAG, Aristides Santos, e da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais. Em seguida, foi feita a leitura do Edital de Convocação pela secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, afirma que “esse é o nosso segundo Conselho Deliberativo do ano e que traz pontos importantes, principalmente para poder pensar nos próximos passos para fortalecer cada vez mais o nosso movimento sindical. Nesse momento, nós aprovamos uma das partes mais importantes para a realização do nosso Congresso, o Regimento Interno. A partir do documento conseguimos ter a visão de como será conduzido e construído o 14º CNTTR.”
A programação dos dias contou com:
Aprovação das atas das Assembleias Gerais, Extraordinária e Ordinária, realizadas nos dias 02 e 03/04/2024
Debate sobre o contexto conjuntural
Ações do Grito da Terra Brasil
Análise do Plano Safra 2024/2025
Debate e aprovação do Regimento Interno do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR)
Discussões sobre Plenárias Nacionais das Mulheres, da Juventude e da Terceira Idade, que serão realizadas ainda em 2024
Debate sobre sustentabilidade Político-Financeira (Resolução 0019/2023; IN 162, INSS/2024; Renovação do ACT CONTAG/INSS; Projeto de Lei 1.122/2024 – Previdência Social Rural)
Informes gerais das Secretarias
3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas
“A reunião do Conselho Deliberativo durante esses dois dias foi de grande importância. Com muito êxito conseguimos aprovar resoluções e realizar importantes debates que, com toda certeza, fortalecerão o nosso Sistema Confederativo CONTAG. Além de falarmos sobre o nosso Grito da Terra Brasil, o lançamento do Plano Safra, nós conseguimos aprovar o Regimento Interno do nosso Congresso que será realizado próximo ano, além do debate sobre a sustentabilidade do nosso movimento sindical”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
GRITO DA TERRA BRASIL E O PLANO SAFRA 2024/2025
Durante os meses de abril e maio deste ano, a CONTAG realizou uma série de reuniões para entregar e negociar a pauta do 24º Grito da Terra Brasil. O documento apresentado ao Governo Federal contava com seis eixos de reivindicações dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, entre eles, questões vinculadas ao Plano Safra.
O secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos; a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto; a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti; e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, descreveram ponto a ponto dos pedidos que foram realizados na pauta e de que forma foram atendidos no anúncio ao final do GTB e no novo Plano Safra.
De forma geral, os pontos centrais da pauta entregue pela CONTAG foram, em parte significativa, atendidos. Mas, os/as dirigentes avaliaram que ainda há a necessidade de ampliar o orçamento para a agricultura familiar, a exemplo do PAA e da assistência técnica e extensão rural.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG