O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado todos os anos sempre no primeiro sábado do mês de julho, estabelecido em 1994 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Em 2021, a data é 3 de julho. Para a CONTAG, um dos lemas é cooperar para prosperar. Afinal, o cooperativismo é uma prática que indica a colaboração e a associação de pessoas com os mesmos interesses, e com o objetivo de promover o fortalecimento econômico e social do grupo e da comunidade.
Aplicado à agricultura familiar, o Cooperativismo pode ajudar agricultores e agricultoras a organizarem suas produções de forma mais eficiente para a geração de trabalho e renda familiar, diante das possibilidades de, coletivamente, conquistar-se oportunidades de acessar créditos, comprar insumos e equipamentos para produzir, agregar valor às produções e acessar mercados para comercialização dos produtos.
É através da cooperação coletiva que podemos dar grandes passos, termos mais oportunidades em mercados capitalistas que por muitas vezes colocam dificuldades para quem produz individualmente, destaca a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Desde o início da pandemia por Covid-19, as cooperativas da agricultura familiar se empenharam ainda mais para continuarem produzindo, respeitando os protocolos sanitários, para garantir renda, preservar empregos e escoar a produção agrícola. Nesse sentido, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) definiu como tema de 2021 Juntos reconstruímos melhor.
Curso virtual de capacitação em Cooperativismo da UNICAFES e CONTAG
A CONTAG celebra o Dia do Cooperativismo esse ano no mesmo formato de 2020. Nesta sexta-feira (02), véspera do Dia Internacional do Cooperativismo, será iniciada a 2ª edição de Ensino à Distância (EaD) do Curso de Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovida pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e pela CONTAG, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a COPROFAM.
O curso é voltado para lideranças sindicais, cooperativistas, como também para agricultores e agricultoras familiares que poderão reproduzir os conhecimentos sobre o tema do cooperativismo nas organizações e comunidades de base, a fim de construir cooperativas sustentáveis e que venham a potencializar a geração de trabalho e renda desses locais.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi