Nesta sexta (04) na sede da FETAG/AL aconteceu a 18ª edição da Feira da AGRICULTURA FAMILIAR onde agricultores familiares trazem seus produtos DIRETO da roça para vender ao consumidor.
A feira acontece quinzenalmente na Sede Social da federação com a presença de agricultores familiares da zona da mata do estado. Organizada pela FETAG/AL, a feira procura responder a uma demanda antiga dos agricultores familiares de Alagoas que é falta de locais adequados para a comercialização direta de produtos da roça ao alagoano.
Durante a feira vimos clientes comprando e comentando sobre os produtos ali expostos. Iraci da Silva, aposentada, natural de Salvador que mora na capital, disse que procurava esta feira a mais de 02 (dois) meses quando viu a reportagem na TV. Tive a curiosidade de conhecer pessoalmente e adquirir os produtos saudáveis produzidos pelos agricultores [familiares] desta região e aproveito para parabenizar a organização do ambiente da feira.
Olímpia Soares, agricultora familiar de 51 anos, residente no assentamento PACAS (Murici/AL), falou sobre a importância da feira na vida dela enquanto complemento da renda, pois através da produção trazida para a feira ela conseguiu ampliar sua produção para comercialização.
Segundo Olímpia, com o lucro, consegui fazer uma barragem lá no terreno e estou reformando minha própria casa. Além do prazer de estar em sintonia com as pessoas na hora comercialização ela diz que se sente imensamente feliz em ver a procura dos produtos alimentícios agroecológicos que tem proporcionado melhor qualidade de vida, enfatizou a agricultora familiar.
Já o jovem Wesley Jhonatha de 17 anos, estudante e também agricultor familiar de União dos Palmares, afirma a importância de produzir na sua própria terra, junto do grupo familiar com quem cresceu, enfatizando produzir na roça lhe da o retorno financeiro sem precisar ter que sair de seu local de origem para aventurar emprego fora, pois consegue estudar, trabalhar e ser protagonista de sua própria renda.
Outros jovens lá já estão me procurando para saber como fazer para conseguir participar da feira da FETAG, comercializando alimentos, pois já me viu[sic] várias vezes passar na TV, comenta Wesley.
Leonardo Correia, vice-presidente e secretário de políticas agrária e meio ambiente da FETAG/AL, comentou sobre a importância da feira na vida dos agricultores que fazem a produção nas suas bases e vêem na feira a oportunidade para comercialização.
Para Leonardo, o maior desafio que os agricultores enfrentam não é produzir e sim a quem vender os seus produtos. A feira trouxe essa alternativa dos agricultores [familiares] produzirem e trazerem para que a sociedade alimentos de qualidade com preço justo para quem compra e para quem vende, afirma Leonardo Correia.
FONTE: Reportagem produzida pelos participantes da Oficina de Comunicação promovida pela FETAG/AL