A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 3ª Etapa das Oficinas de Base em todo o Brasil. Nesta semana foram três oficinas, nos estados da Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas, com o apoio e participação do SENAR. As agendas são preparadas para gerar debates e compromissos com a base, com a perspectiva de avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário do Sistema Confederativo CONTAG.
RIO GRANDE DO NORTE
Nos dias 05 a 07 de agosto, no município de Martins (RN), foi realizada a quinta e última Oficina de Base no estado. Participaram cerca de 77 pessoas, dos Polos Sindicais Alto Oeste e Médio Oeste, envolvendo 22 Sindicatos, FETARN e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo coordenador Regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa, e os assessores Gilberto Silva e Junior Pontes.
Foram estabelecidos como prioridades ações voltadas para a sustentabilidade político-financeira com foco na gestão, formação e comunicação; organização da produção e acesso à comercialização; acesso à terra; formação e qualificação de agricultores e agricultoras da base; e eleições 2024.
ALAGOAS
No município de Arapiraca (AL), durante os dias 06 a 08 de agosto, cerca de 70 participantes, entre representantes do Polo Sindical Agreste Sul, 18 Sindicatos, Fetag-AL e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo assessor Givanilson Porfirio.
Como compromissos foram definidos a Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas; comunicação, modernização e inclusão digital; formação; parcerias e cooperação; e produção e comercialização.
AMAZONAS
Em Manaus (AM), dos dias 07 a 09 de agosto, cerca de 60 representantes, entre os 10 Sindicatos do Polo Sindical Manaus e Entorno, da FETAGRI-AM e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e os assessores Alonso Batista e Ronaldo Ramos.
As prioridades estabelecidas foram sobre a organização sindical; sustentabilidade político-financeira; organização da produção e comercialização; prestação de serviços; formação; comunicação; e projeto político-eleitoral 2024 e 2026.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG