A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue com a realização das Oficinas de Base, em parceria com o Senar. Nesta semana, as cidades de Juazeiro (BA), Fortaleza (CE), Floriano (PI) e Salinópolis (PA) sediaram as atividades que integram a 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, que significa um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
BAHIA
Em Juazeiro (BA), dos dias 22 a 24 de outubro, cerca de 78 participantes, entre representantes de 38 Sindicatos dos Polos Jacobina, Juazeiro e Jacuípe, da FETAG-BA e da CONTAG, participaram da ação. A Confederação esteve representada pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos, e assessores Arnaldo Brito e Décio Sieb.
Os principais compromissos estabelecidos pelos polos foram de ampliar o número de jovens sindicalizados, fortalecer a contribuição sindical, aumentar o número de associados e associadas, eleger mais representantes do movimento sindical nas próximas eleições, realizar treinamentos em mídias sociais, implementar mais ações atrativas para os sujeitos da terceira idade, ampliar a oferta de serviços nos sindicatos e promover mais formação para os dirigentes.
PIAUÍ
Em Floriano (PI), dos dias 22 a 24 de outubro, cerca de 84 participantes, entre representantes de 33 Sindicatos dos Polos Floriano, Oeiras e Valença, FETAG-PI, Senar e CONTAG. A Confederação esteve representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e pelo assessor Gilberto Silva.
Foram eleitas como prioridades ações voltadas para a sustentabilidade político-financeira, Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas, diálogo sobre a importância da estratégia política eleitoral para 2026, capacitação para os dirigentes sindicais, regularização e atualizações da relação de beneficiários dos assentamentos, promoção de ação de cadastramento dos agricultores e agricultoras com tipos de produção/culturas, período e quantidades e a realização de feiras da agricultura familiar nos municípios.
CEARÁ
Em Fortaleza (CE), dos dias 22 a 24 de outubro, cerca de 70 participantes, entre representantes de 22 Sindicatos dos Polos Vale do Curu e Baixo Acaraú, FETRAECE e CONTAG. A Confederação esteve representada pela secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, e os assessores Evandro Morello e Ronaldo Ramos.
Os principais compromissos estabelecidos foram de fortalecer candidatos para as eleições, fortalecimento do Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs, CONTAG), manutenção do registro sindical em cumprimento à Portaria MTE n° 3472/2023 e suas atualizações, qualificação e diversificação contínua das ações realizadas pelas entidades e capacitação das novas tecnologias estabelecidas no ACT entre a CONTAG e o INSS.
PARÁ
A Oficina de Base em Salinópolis (PA), dos dias 23 a 25 de outubro, teve 82 inscritos, entre representantes dos 29 sindicatos do Polo Bragantina, da FETAGRI-PA e CONTAG. A Confederação esteve representada pela secretária Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto), e o assessor Alonso Batista.
Os principais compromissos estabelecidos foram em torno da organização sindical e sustentabilidade político-financeira, produção e comercialização, reforma agrária, acesso à terra, regularização fundiária, meio ambiente, comunicação, participação, controle social, formação e educação do campo e ampliação da participação dos sujeitos (mulheres, juventude e terceira idade).
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG