Nos dias 16 e 17 de maio, a CONTAG esteve no Encontro Regional Diálogos do Projeto Dom Hélder Câmara III. O intuito foi debater a elaboração de uma proposta participativa para o Semiárido brasileiro, que envolverão cerca de 90 mil famílias do Nordeste e Minas Gerais.
O evento foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por iniciativa da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, que participou da mesa de abertura do evento, compartilhou que “ o encontro regional já é fruto do resultado de demandas da Confederação. O evento teve uma participação bastante diversificada dos movimentos sociais e um debate bastante produtivo.”
Estiveram cerca de 150 convidados/as, entre representantes de todas as Federações do Nordeste filiadas à CONTAG, Governo Federal, sociedade civil, pesquisadores, agricultores e agricultoras familiares, jovens rurais, povos e organizações indígenas, pescadores artesanais e populações extrativistas.
O PDHC III tem como principal objetivo contribuir para a redução da pobreza rural, da insegurança alimentar e nutricional na agricultura familiar, além das desigualdades de gênero, geração e étnico-raciais, no Semiárido do Nordeste e de Minas Gerais. São elaboradas medidas que permitam o acesso às políticas públicas, inovações tecnológicas e recursos que promovam sistemas alimentares sustentáveis, biodiversos e resilientes ao clima.
“Os encaminhamentos vão ajudar o MDA a pensar em estratégias e repensar diretrizes que vão impactar no modelo de assistência técnica, gestão e de como será aqui nos estados do Nordeste, incluindo também o estado de Minas Gerais”, afirma o presidente da CONTAG.
A programação contou com momentos de apresentação e diálogo sobre as etapas cumpridas e resultados alcançados no processo de desenho do PDHC III; plenárias sobre desafios e perspectivas do projeto, PDHC III e a abordagem territorial e o arranjo de governança do PDHC III; diálogos sobre PDHC III e a ATER agroecológica na perspectivas da convivência com o Semiárido e a promoção da autonomia econômica e social de mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais, e assentados(as); e avaliação do encontro e encaminhamentos.
O assessor da CONTAG, Givanilson Porfirio, apresentou a visão e expectativas e sugestões da Confederação e Federações do Nordeste para a construção e implementação da PDHC durante a plenária Desafios e perspectivas do Projeto Hélder Câmara III.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG