Nesta sexta-feira, 27/11, conheceremos as histórias de dois jovens casais agricultores latinos vinculados à COPROFAM e duas de suas gremiais - CONTAG, do Brasil, e FAA, da Argentina - na primeira atividade do Ciclo de Conferências para Intercâmbio de Experiências exitosas da AFCI. O encontro é aberto e acontecerá virtualmente, na plataforma Zoom, com tradução simultânea espanhol-português, a partir das 15h (horário da Uruguai).
Quem receberemos?
O primeiro casal é Amanda de Freitas Mello Peixoto e Josiel Peixoto, de Pancas Espírito Santo, Brasil, que vão narrar o caminho que percorreram para comprar o terreno onde vivem e trabalham hoje produzindo alimentos - grãos, frutas e vegetais - de forma sustentável.
O segundo casal que conheceremos nesta atividade é Maira Centeno e Dante Díaz, Río Cuarto Córdoba, Argentina, que apresentarão seus negócios na produção de estévia e derivados.
Ambos os casais são jovens agricultores e agricultoras familiares que contarão seus modos de vida, dificuldades e limitações para trabalhar, produzir e vender seus produtos, mas acima de tudo as alternativas empresariais que os permitiram prosperar com o apoio de políticas públicas diferenciadas e específicas.
Convidados especiais
Comentando as experiências e contribuindo com elementos para o debate, estão os convidados Claus Reiner, diretor do FIDA Brasil, Julio Cezar Mendel, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) do Brasil, e Nanette Giovanelli, presidente do Círculo de Jornalistas Agropecuarios (CAPA) da Argentina e delegada executiva da Associação Internacional de Jornalistas Agropecuários (IFAJ).
Por que participar?
Este ciclo de intercâmbios busca mostrar os resultados positivos em termos de desenvolvimento produtivo de casos reais de sucesso, olhando para a iniciativa e organização interna, acesso a políticas públicas, investimento e utilização de tecnologias apropriadas, agregação de valor, estratégias de marketing e acesso a mercados públicos e olhando para o final, a renda alcançada pelo grupo familiar que lhes permite melhorar sua qualidade de vida no marco da Década da Agricultura Familiar.
É uma oportunidade para os governos promoverem o desenvolvimento rural por meio do fortalecimento da AFCI por meio da adoção de políticas e instrumentos específicos que promovam o aumento da produção e oferta de alimentos para mercados consumidores, geração de renda e empregos nas comunidades rurais, soberania e segurança alimentar do país, ajudando os governos a alcançar as metas da agenda 2030.
Vamos conhecer casos que permitem mostrar a força que os agricultores e agricultoras familiares têm em relação ao desenvolvimento rural sustentável, a produção de alimentos saudáveis e o cuidado com o meio ambiente e os recursos naturais, acrescenta o presidente da COPROFAM, Alberto Broch, que também é o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG.
Informações para o acesso
1º Ciclo de conferências para intercâmbio de experiências exitosas da AFCI
Dia 27/11
Às 15h
Link da sala virtual:
https://zoom.us/j/94680014423?pwd=ZmY0ZjN5bUNZSGUva0JCdzJYZGpiQT09
Senha de acesso: 904850
FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila