Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
14º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES    1 A 3 DE ABRIL DE 2025 - LUZIÂNIA/GO    SAIBA MAIS
14º CNTTR
Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada
WhatsApp

17 de Março de 2025


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
14º cnttr
agricultura familiar
brasil
movimento sindical

Aproxima-se um dos momentos mais importantes para os povos do campo, da floresta e das águas: o 14º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR). Com o lema "Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada", o evento reunirá aproximadamente 2 mil pessoas, entre delegados, delegadas e convidados(as) de todo o Brasil, entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, no Instituto José Calixto (CTE/CNTI), em Luziânia/GO.

“Realizado a cada quatro anos, o Congresso da CONTAG é a maior instância deliberativa e um importante momento de debate sobre os desafios da agricultura familiar e do movimento sindical. Nele são definidas estratégias de luta e deliberações congressuais para garantir direitos, políticas públicas e condições dignas de vida e trabalho para quem alimenta o Brasil”, explicou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Ciente da relevância da agricultura familiar para a segurança alimentar, a sustentabilidade econômica e a formulação de políticas públicas para o campo e a cidade, o Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) debaterá temas estratégicos em nove Comissões Temáticas, que abordarão as principais bandeiras de luta do setor:

  • Política Agrária;

  • Política Ambiental;

  • Política Agrícola;

  • Políticas Sociais;

  • Organização e participação da juventude rural / participação política das crianças e adolescentes;

  • Organização e participação de pessoas da terceira idade, idosos e idosas;

  • Organização e participação políticas das mulheres trabalhadoras rurais;

  • Educação popular e estratégia formativa;

  • Comunicação sindical e popular.

Esses temas foram amplamente discutidos nas Plenárias Estaduais, Regionais e Polos preparatórios do 14º CNTTR, estando alinhados ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Além disso, o Congresso também abordará questões centrais como a defesa da democracia, fortalecimento da organização sindical, enfrentamento à crise climática e combate à desinformação.

“O Congresso da CONTAG reafirma a importância de um movimento sindical forte e atuante, que cobre soluções junto ao poder público e assegure direitos aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sem um sindicato representativo, combativo e forte não há avanços e nem agricultura familiar valorizada”, avaliou o presidente Aristides.

O 14º CNTTR contará com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

SOBRE A CONTAG

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), fruto da organização, das lutas e resistência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, foi fundada em 20 de dezembro de 1963. Coordena um Sistema Confederativo composto por 27 Federações estaduais e mais de 4.000 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que representa e luta pela garantia, manutenção e ampliação de direitos de mais de 15 milhões de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, distribuídos em 3,9 milhões de estabelecimentos rurais por todo o País (Censo Agropecuário 2017).

É filiada à União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita), à Confederação de Organizações dos Produtores Familiares Rurais do Mercosul Ampliado (Coprofam), ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e ao Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (Ceaal), bem como integra importantes espaços, a exemplo do Conselho de Segurança Alimentar da FAO/ONU, do Comitê Mundial da Década da Agricultura Familiar, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

A AGRICULTURA FAMILIAR

A agricultura familiar é mais do que um modo de produção: é um modo de vida que equilibra atividades produtivas, conservação ambiental e a valorização das tradições e cultura locais. Além de gerar alimentos saudáveis, contribui para a segurança alimentar e nutricional, o combate à fome e à miséria, a geração de emprego e renda no meio rural e a resiliência climática.

Com apenas 23% das terras, os 3,9 milhões de estabelecimentos familiares geram 10,1 milhões de ocupações no campo (67% das ocupações), respondem por 23% do valor bruto da produção agropecuária brasileira e pela dinamização econômica de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes (68% do total), segundo dados do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE.

Envolve um conjunto de atividades produtivas e não produtivas, que vão desde a produção de alimentos básicos como grãos, frutas e vegetais, criação de animais, fabricação de artesanato, serviços como turismo rural e produtos agroindustrializados, como queijos, vinhos e cachaça. Embora o foco da produção seja o abastecimento da família e do mercado interno, a agricultura familiar também é exportadora de produtos como milho, açaí, castanha, entre outros. Essa diversificação de atividades é estratégica e uma das marcas da agricultura familiar.

Valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras familiares é essencial para promover comunidades rurais sustentáveis e garantir um futuro digno para quem produz os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e brasileiras.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico