Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Política Agrícola da CONTAG iniciou o processo de capacitação sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), em parceria com o Departamento de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (DCAF) e Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com mais de 200 emissores(as) da Região Norte.
A estimativa é que participem mais de 1.000 pessoas, de todas as Federações e dos 3.394 Sindicatos credenciados, até o quinto evento, que ocorrerá no dia 22 à tarde com a Região Sul.
Na segunda-feira (11), foi discutido outro tema importante, a nova proposta de Correspondentes Bancário (Coban), com o Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS).
Para a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, “o CAF e o Coban são instrumentos fundamentais para aproximar os (as) agricultores (as) familiares dos Sindicatos, pela importância dos serviços que podem ser ofertados. O CAF por ser o requisito básico para identificação do público beneficiário, permitir o acesso e fomentar elementos para aprimorar as políticas públicas para a agricultura familiar. E o Coban que oportuniza o acesso ao crédito pelas famílias, diretamente nos Sindicatos, ao invés de irem às agências bancárias.”
CAF
O CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei Nº 11.326/2006), além da Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).
Dessa forma, a Secretaria de Política Agrícola da CONTAG, em parceria com o Departamento de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (DCAF/SAF/MDA), realizarão cinco capacitações regionais sobre o CAF, nos dias 13 (Norte), 14 (Nordeste e Centro-Oeste) e 22 (Sudeste e Sul).
A inscrição no CAF é requisito básico para acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
COBAN
Neste novo modelo de Correspondentes Bancários (Coban), os Sindicatos se tornam operadores vinculados às Federações, que passa a ser as gestoras do contrato com o Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS).
O evento teve a participação das Federações onde na oportunidade a BBTS apresentou o novo formato da parceria para operacionalizar o COBAN. A proposta é ampliar rede sindicatos com agentes de crédito rural. Essa é uma das principais ações da parceria que foi estabelecida através da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre a CONTAG e o Banco do Brasil, para o fomento creditício e apoio ao acesso às linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG