Em continuidade às negociações da pauta do 24º Grito da Terra Brasil, nesta quinta-feira (16), a comissão da CONTAG, composta pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e secretária de Jovens Trabalhadores(as) Rurais, Mônica Bufon, foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e suas respectivas equipes.
“Antes de tudo eu quero ponderar que as pautas da CONTAG já estavam na agenda do Ministério da Saúde, principalmente relacionada à Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta”, compartilhou a ministra Nísia Trindade.
Os diálogos feitos nestas audiências tiveram como foco principal as propostas vinculadas no 6º eixo da pauta - Direitos Humanos, Políticas Sociais e Sujeitos do Campo, em específico a educação do campo, a promoção da saúde, a juventude rural, previdência social e enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Os sujeitos precisam de medidas que façam com que elas permaneçam no campo, na floresta e nas águas. Nós queremos um campo com vida, com gente. Mas para isso é preciso de saúde de qualidade, educação do campo, de segurança e da previdência social rural, que são políticas estruturantes que garantem a qualidade de vida”, compartilha a secretária Edjane Rodrigues.
Os ministros ouviram atentamente às demandas apresentadas, assim como toda a sua equipe. Prometeram estudar internamente todos os pontos e garantiram que as negociações terão continuidade com as equipes técnicas e que darão respostas concretas até o dia 21 de maio.
A mobilização do 24º Grito da Terra Brasil ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2024, em Brasília/DF, com a participação de aproximadamente 10 mil trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, destacando que “Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG