Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DA TERRA BRASIL
Exposição na Câmara dos Deputados reforça a importância da agricultura familiar
WhatsApp

08 de Abril de 2024


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
agricultora
agricultores
agricultura familiar
agroecologia
câmara dos deputados

Contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar é reconhecer a sua importância na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis para o combate à fome, além de ser fonte de renda para inúmeras famílias brasileiras. Os agricultores e agricultoras familiares têm potencial para serem os verdadeiros guardiões da terra, da floresta e das águas.

E com estas motivações, a CONTAG se une à Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF) na exposição “Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental”, nos dias 16 a 18 de abril, no Espaço Mário Covas (Anexo II da Câmara dos Deputados). Ainda serão expostos produtos certificados produzidos pela agricultura familiar, como geleias, méis, cachaças e queijos.

“A realização da exposição na Câmara dos Deputados abre espaço para mostrarmos o que a agricultura familiar produz e também para debatermos sobre demandas importantes para o desenvolvimento rural”, afirma o deputado federal Heitor Schuch, presidente da FPAF.

A exposição será um ambiente para retratar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e para conservação ambiental. Também reforçará as pautas do 24º Grito da Terra Brasil e apresentará ao poder Legislativo sua agenda política para o Congresso Nacional.

"O Grito da Terra Brasil da CONTAG é o grande espaço político para a apresentação dos projetos de desenvolvimento rural. Foi no GTB que nasceu o Pronaf. Na edição deste ano temos que reforçar o MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar] como protagonista na consolidação das políticas públicas para o campo, reduzindo os juros do crédito rural, reformulando o Proagro, garantindo renda e sucessão rural”, complementa Heitor Schuch.

A cooperação do poder Legislativo é essencial no planejamento de um orçamento relacionado à agricultura familiar, que viabilize tanto a inclusão produtiva e a organização da produção de alimentos quanto o acesso aos mercados.

“Vamos dar visibilidade e negociar as demandas da agricultura familiar com os parlamentares. Solicitamos agendas com líderes partidários e com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados para apresentar a agenda legislativa do Grito da Terra Brasil. As lideranças das Federações também conversarão com suas bancadas e parlamentares para reforçar a agenda da agricultura familiar,” explica o presidente da CONTAG, Aristides Santos.


Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 (IBGE), agricultores e agricultoras alimentam uma cadeia que contribui para a dinamização econômica de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes (68% do total) e por 67% do total de pessoal ocupado na agropecuária (10,1 milhões de ocupações) e 23% do valor bruto total da produção agropecuária.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, explica que o momento é importante para reafirmar a capacidade de produção de alimentos da agricultura familiar.

“Ao mesmo tempo, vamos entregar nossa pauta que tem como eixo principal o aumento do orçamento para as políticas voltadas para o campo brasileiro e a agricultura familiar. É fundamental melhorar o orçamento da Conab para a formação de estoques públicos e programas como o PAA e também o orçamento para a ATER. Além disso, na nossa pauta temos pontos sobre os vários PLs que estão tramitando e que dizem respeito à vida de agricultoras e agricultores familiares. Temos a convicção que essa incidência no Congresso é fundamental para o êxito das propostas apresentadas em nossa pauta”, afirma a secretária.

Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico