Nos dias 09 e 10 de julho a CONTAG participou da 60ª Reunião Ordinária e Ato político de Posse da nova gestão do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em Brasília.
As atribuições do Conselho são de propor diretrizes para as políticas públicas para jovens, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica da juventude e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
A secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG, Mônica Bufon, compartilhou “É uma oportunidade muito positiva, esse é o momento da gente atuar novamente. Esta é a minha primeira reunião do CONJUVE e eu percebo que é um espaço muito participativo, tanto da sociedade civil quanto do Governo Federal. A interação que ocorre neste espaço é muito importante, porque é o local de colocar os nossos anseios e fazer esse debate em torno de toda a nossa juventude.”
O evento contou com momentos de debate sobre a dinâmica atual das políticas públicas de juventude, proposta de Regimento Interno do CONJUVE e aprovação, eleição da mesa diretora, ato político de posse da gestão 2024/2026 e constituição de Comissões e Grupos de Trabalho.
Após ajustes recentes, a nova gestão conta com 40 membros da sociedade civil, que representa uma diversidade de organizações e entidades ligadas aos 11 eixos do Estatuto Nacional da Juventude. Além disso, o Conselho inclui 20 membros de 19 ministérios e a Secretaria Nacional da Juventude vinculada à Secretaria-geral da Presidência da República.
“Temos poucos representantes da juventude rural, mas estamos no debate para sempre incluirmos as nossas pautas. Temos em vista um debate importante sobre o Plano Nacional da Juventude e do Plano Nacional da Juventude de Sucessão Rural”, continuou a Mônica Bufon.
Durante o evento, aproximadamente 60 membros receberam diplomas simbólicos, incluindo a secretária da CONTAG, e ouviram discursos do ministro Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de representantes do movimento.
A nova mesa diretora eleita é composta por Bruna Brelaz, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), como presidente, Cristina Paiva, agricultora familiar e secretária nacional de Juventude da CUT, como vice-presidente e Rodrigo Vanderlei, diretor executivo do Mapa Educação, como secretário-geral.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG