A Secretaria Executiva da Coordenação das Organizações dos Agricultores Familiares do Mercosul (Coprofam) está reunida, em Brasília para definir os procedimentos e estratégias para a elaboração das propostas do Plano de Metas e Ação da organização para o ano de 2007. O encontro acontece na sede da Contag até sábado (3).
Participam da reunião o vice-presidente secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, que é secretário-geral da Coprofam, o representante da Federação Agrária Argentina, Pedro Peretti, e do Movimento Unitário Campesino Chileno, Rigoberto Turra. Os assuntos debatidos, nesses três dias, serão submetidos à aprovação da Mesa Diretora da Coprofam na próxima reunião, em Santiago, no Chile, nos dias 16 e 17 de abril.
A coordenação pretende consolidar e fortalecer a organização e suas filiadas no âmbito político e institucional nos níveis nacional e internacional. Com isso, pretende aumentar a capacidade de articulação e elaboração dos espaços de diálogo político e formulação das políticas públicas para a agricultura familiar campesina e indígena.
Uma das metas da Coprofam é formalizar a área jurídica da organização. A partir daí, espera-se melhorar a capacidade de influenciar a elaboração das políticas públicas para a agricultura familiar nos países membros.