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8 DE MARÇO    DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES    SAIBA MAIS
RAÍZES SE FORMAM NO CAMPO
Educação pública, popular e do campo é um direito nosso!
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28 de Fevereiro de 2025


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
educação no campo
políticas sociais

A educação do campo tem um importante papel na organização dos sujeitos coletivos na luta pela garantia de direitos sociais, democratização do acesso à terra, na valorização do campo como modo de vida, na luta pela agroecologia e na participação efetiva dos movimentos sociais.

Com esta visão, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados disseminam a Campanha Raízes se Formam no Campo, que visa defender a educação pública do campo, com a criação de mais Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs) e estratégias de enfrentamento ao fechamento das mesmas.

Para além, a campanha contribui com o processo de registro e apresentação do Projeto Político Pedagógico junto aos Conselhos Estaduais Educação (Cedes), na elaboração de um projeto técnico para assegurar infraestrutura física, material e de equipamento para o funcionamento e de um projeto financeiro para contratação de professores, assegurar alimentação aos alunos/as e aquisição de materiais para o funcionamento da escola.

“Esta campanha foi criada ainda no período da pandemia e conseguimos avançar em várias frentes. Agora, estamos lançando uma nova etapa. Dessa vez, estamos focando no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas e nas Casas Familiares Rurais, bem como no incentivo para que sejam elaborados mais projetos para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)”, explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

O Pronera é uma política pública do governo federal que apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária. O programa visa democratizar o acesso à educação para as populações do campo, da floresta e das águas.

A política pública é direcionada a jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, professores/as e educadores/as que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A secretária Edjane Rodrigues finaliza compartilhando que “é preciso continuar lutando em defesa da educação como um direito, que dialogue com as especificidades e o contexto das populações que vivem no campo, na floresta e nas águas, preservando suas raízes, culturas e tradições. O povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais.”

Confira os materiais disponíveis para essa nova etapa da campanha:

Cartilha com orientações sobre a criação de EFA’s e CFR’s no portal da CONTAG.

Cartilha com orientações sobre elaboração de projetos do Pronera.

Por Malu Souza e Verônica Tozzi / Comunicação CONTAG



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