A 34ª edição do Show Rural Coopavel, realizado entre os dias 7 e 11 de fevereiro no município de Cascavel, oeste do Paraná, contou com a presença da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti. A dirigente pode conferir de perto a pluralidade do evento e afirmou que a feira está preparada para atender todos os tipos de agricultores e agricultoras e profissionais da área. A diversidade é tamanha que seria impossível visitar todos os(as) expositores(as) durante a semana do evento. E engana-se quem acredita que o evento é só para grandes produtores, pois há uma infinidade de atrativos para a agricultura familiar.
Sandra acompanhou de perto o trabalho da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP), na recepção de aproximadamente 50 caravanas de agricultores e agricultoras familiares ligados ao MSTTR e conversou com o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, que destacou: Este é um grande evento de tecnologia e inovação, que serve de estímulo ao desenvolvimento dos nossos agricultores, que podem aderir às modernidades apresentadas, conhecer equipamentos que vão ajudar a diversificar as propriedades, além de promover a participação maior de mulheres e jovens nas atividades.
A dirigente da CONTAG conferiu também alguns lançamentos voltados para a agricultura familiar como as cultivares maracujá e mandioca e de soja para alimentação humana, desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná.
Outro ponto de destaque foi a importante parceria entre a FETAEP, o IDR-Paraná e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região, que fizeram a recepção conjunta dos produtores no mesmo local e conseguiram realizar um sonho antigo dos agricultores e agricultoras familiares de produtos transformados, a construção do barracão da agroindústria familiar que proporcionou aos produtores e produtoras mais conforto e segurança para a venda de seus produtos.
Sandra também pode conversar com vários agricultores e agricultoras da região, como a senhora Maura Alves Viana, do município de Matelândia, que produz leite em uma propriedade de 5 hectares e afirmou que vem todos os anos para o evento em busca de informações para melhorar a produção de leite.
FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG