O Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado no dia 25 de julho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2014. O objetivo é reconhecer o papel e o potencial da agricultura familiar e reafirmar o compromisso de priorizar a luta por políticas públicas e por melhores condições de permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e de forma sustentável.
A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros e brasileiras. Comida de verdade que consumimos no café da manhã, almoço e jantar. Além desse número importante, o Censo Agropecuário 2017 também divulgou outros percentuais de comida consumida produzida pela agricultura familiar:
“É por isso que reafirmamos que a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do País e para a manutenção da vida. Afinal, quem não vive dela, depende dela para viver”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
“E as mulheres são fundamentais nesse processo, principalmente no protagonismo da produção agroecológica, na conservação e manejo da biodiversidade, com destaque para o resgate e multiplicação da diversidade das sementes crioulas e para a produção nos quintais produtivos”, ressaltou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Para debater a importância da agricultura familiar, de ter políticas diferenciadas para o setor, de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de priorizar o consumo de alimentos saudáveis e mostrar diversas experiências por todo o País, será realizado nesta terça-feira (26) o Seminário Nacional em Comemoração da Semana da Agricultura Familiar, às 14 horas (horário de Brasília), pela Plataforma Zoom. Faça aqui a sua inscrição:
https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZEkf-Gvrz8uG9fWnIcp4KUBXLtadCvoyyl6
“Será uma oportunidade para dialogarmos sobre o importante papel da agricultura familiar no combate à fome, contribuindo diretamente na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional com a produção de alimentos saudáveis, sobre o desenvolvimento rural sustentável e solidário, entre outros temas”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Viva a Agricultura Familiar!
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi