Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DA TERRA BRASIL
Ministro da Previdência e presidente do INSS recebem comissão de negociação do 24º Grito da Terra Brasil
WhatsApp

09 de Maio de 2024


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
grito da terra brasil
inss
previdência social

A negociação da pauta do 24º Grito da Terra Brasil continua a todo vapor. Nesta quinta-feira (09), o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e sua equipe, além do presidente do INSS, receberam a comissão formada por representantes da CONTAG e das Federações filiadas para negociar pontos referentes a esta pasta, como a proteção dos segurados e seguradas especiais da Previdência Social e fortalecimento desta política estratégica para o País.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, destacou os principais pontos da pauta a serem negociados no Ministério da Previdência e no INSS. Quanto à pauta com a agenda legislativa, destacou a importância de o governo apoiar o PL Nº 1122/2024, de autoria do dep. Carlos Veras, que revisa as regras e prazos previstos na legislação previdenciária, que tratam do cadastro dos segurados e seguradas especiais e que definem o CNIS Rural como base de dados exclusiva para o reconhecimento de direitos previdenciários; bem como o PL Nº 488/2011, de autoria do senador Neuto de Conto, que altera legislação para dispor sobre a manutenção da condição de segurado(a) especial aos agricultores e agricultoras familiares que têm vínculo associativo às cooperativas cuja atividade econômica não seja de natureza exclusivamente rural, e àqueles(as) que recebem algum tipo de gratificação pelo exercício de função administrativa ou gerencial nas respectivas cooperativas em que são associados(as).

A dirigente também tratou de questões centrais para os segurados e seguradas especiais e a garantia dos direitos previdenciários, inconsistências nos sistemas, perícias médicas, melhoria e agilidade no atendimento, reabertura de agências fechadas durante a pandemia, entre outras, e fez uma avaliação bem positiva da audiência. “Além do ministro, foi importante também contar com a presença do presidente do INSS, pois já estávamos tratando dos pontos da pauta anteriormente com ele, então, algumas negociações já estão avançadas. No entanto, o que precisamos é garantir prioridade e agilidade em relação a esses pontos”, destacou.

“Algumas questões são fundamentais e geram uma grande expectativa para que tenhamos respostas positivas e efetivas, principalmente com relação às inconsistências que têm surgido nas plataformas no Meu INSS e no INSS Digital, por exemplo. Cobramos melhoria no atendimento do canal 135; a reabertura de agências fechadas durante a pandemia, pois o atendimento presencial é fundamental para o nosso público; a garantia de atendimento digno; agilidade nas perícias médicas e a possibilidade de criação de superintendência específica para atender a região norte”, completou Edjane, que disse que as conversas continuam e que a CONTAG irá monitorar o atendimento à pauta.

O ministro Carlos Lupi ouviu atentamente às demandas apresentadas, assim como toda a sua equipe e o presidente do INSS. Prometeu estudar internamente todos os pontos, garantiu que as negociações terão continuidade com as equipes técnicas e que dará respostas concretas até o dia 21 de maio.

A mobilização do 24º Grito da Terra Brasil ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2024, em Brasília/DF, com a participação de aproximadamente 10 mil trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, destacando que “Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental.”

Por Verônica Tozzi / Assessoria de Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico