Confederação reitera legalidade de ações e colabora com as investigações, mesmo sem qualquer indiciamento ou suspeita formal
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) é uma entidade com registro sindical com papel essencial de defesa da categoria. A instituição acumula inúmeras conquistas para a sua base representada ao longo de mais de 60 anos de história.
A Contag, portanto, não é uma associação “recém-criada para vender serviços” como sugerem recentes reportagens em parte da imprensa atribuindo à Confederação a prática de descontos ilegais de benefícios de seus associados. A organização, na verdade, agiu em defesa à sua categoria representada por meio de ofício. Enviou, em junho de 2022, queixas ao INSS de aposentados e pensionistas rurais sobre descontos não autorizados por eles em favor de outra entidade, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). Aposentados alegavam que não tinham qualquer vínculo associativo com a Conafer e nem com sindicato filiado à referida entidade.
Esse foi um dos esforços empreendidos pela Contag antes mesmo do início das investigações em curso - o que ratifica o apoio ao trabalho das autoridades para coibir práticas abusivas. “Temos todas as autorizações exigidas por lei para a realização dos descontos e seguimos firmes no nosso compromisso com a transparência”, afirma a presidenta da Confederação, Vânia Marques Pinto.
Também é inverídica qualquer alegação de que a Contag forneceu "listas falsas com o nome de pessoas que nunca autorizaram efetivamente descontos associativos". Não há indiciamentos e nem suspeitas contra a organização nesse sentido. Além disso, a Contag cumpriu todos os requisitos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do INSS.
Cabe também combater informações falsas a respeito da tradicional mobilização “Grito da Terra Brasil”, realizada pela Contag, Federações e Sindicatos filiados. O ato pode variar a cada edição, conforme estratégia de organização adotada, com mais ou menos pessoas nos estados ou na capital federal, e que a entidade foi recebida pelo atual presidente da República assim como ocorreu com mandatários anteriores.
Por Oficina Consultoria