Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGROECOLOGIA
Seminário Nacional Agroecologia e produção resiliente de alimentos às mudanças climáticas
WhatsApp

27 de Março de 2024


CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
agricultora
agricultores
agricultura familiar
agroecologia
mudanças climáticas

“As mudanças climáticas não são mais uma utopia, agora são realidade e já estamos sentindo os impactos. Então, precisamos estimular debates conjuntos para contribuir com formas de reduzir esses danos”, iniciou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch.

Em algumas regiões, períodos de estiagem mais longos. Em outras, chuvas destruidoras. Regiões com temperaturas extremas, tanto para o frio quanto para o calor. Agricultores e agricultoras familiares de diferentes estados tendo suas produções de alimentos afetadas por conta das mudanças climáticas.

Tendo em vista a necessidade da conscientização sobre o papel importante da agroecologia para a diminuição dos impactos do aquecimento global, a CONTAG realizou o Seminário Nacional Agroecologia e produção resiliente de alimentos às mudanças climáticas, nos dias 25 a 27 de março, em Brasília/DF.


“Nem sempre fazemos as correlações das mudanças climáticas com as nossas ações sindicais. É importante, enquanto agricultoras e agricultores, a gente fazer essa ligação e entender a situação pra que, de fato, a nossa ação sindical seja a reivindicação da política pública que garanta que continuemos produzindo alimentos saudáveis, naturais e, de preferência, agroecológicos”, declarou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

O seminário, além de ter contado com diferentes momentos para contribuições dos/as participantes, abordou assuntos como sistemas alimentares e ação climática; iniciativas regionais e globais da CONTAG na transformação dos sistemas alimentares e ação climática; ações para a transição agroecológica e fomento da produção resiliente às mudanças climáticas; experiências na produção agroecológica e certificação participativa.

“Esse seminário reafirma o nosso compromisso com a Agroecologia e com o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As experiências da nossa base nos mostra que é possível fazer a transição agroecológica, mas para isso é necessário termos políticas públicas estruturantes e o compromisso do estado brasileiro com a agroecologia”, completou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.


Resultados

A participante Maria Luciana Leite, do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Ouro Branco (AL), explicou que o seminário foi de grande importância para o compartilhamento de ideias e experiências de luta na agricultura familiar e no movimento sindical.

“O seminário foi de muita importância para nós juventude e agricultores e agricultoras familiares para que possamos melhorar a nossa produção orgânica de forma agroecológica. Hoje, nós sabemos o tamanho da dificuldade que enfrentamos pra ter essa produção agroecológica por conta dos venenos, dos agrotóxicos e adubos químicos que dificultam a nossa produção agroecológica. Nós não podemos perder o direito garantido de poder produzir e adquirir alimentos de qualidade e saudáveis”, compartilha.

As contribuições feitas pelos participantes durante o Seminário Nacional Agroecologia e produção resiliente de alimentos às mudanças climáticas serão utilizadas para fomentar o próximo congresso da CONTAG, em março de 2025, que terá um foco mais delimitado em agroecologia.

“Será feita a sistematização pra poder, a partir deste debate, contribuir na elaboração do documento base porque é de extrema importância que o nosso próximo congresso se debruce mais sobre o papel da agroecologia para a gente avançar mais na agricultura família em nosso país”, declara a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico