Mãos dadas, abraços longos, sorrisos largos e despedidas. Nesta quinta-feira (07), foi finalizada a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, em Luziânia (GO). Guiados pelo mote “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, os mais de 800 participantes estiveram reunidos para fortalecer a luta por qualidade de vida, direitos, pela valorização dos saberes e culturas.
“Eu quero parabenizar todos e todas que participaram desta plenária. É fundamental que nós, como cidadãos e cidadãs, como representante legítima dos povos do campo, da floresta e das águas buscarmos garantir mais respeito e uma efetividade do direito da terceira idade e pessoa idosa rural, garantindo não só oportunidades, mas sobretudo condições para que essas pessoas possam viver em sua plenitude, tendo suas condições devidamente respeitadas”, compartilha o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira.
Após a mística de abertura, que buscou valorizar o sentimento de unidade do movimento sindical e da construção coletiva feita durante a plenária, os/as participantes puderam apreciar as emendas que foram construídas a partir das oficinas.
A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, compartilhou que está impressionada com os resultados obtidos. "Nós temos tanta sintonia que não houve divergência de nenhuma proposta das oficinas. Então, tudo que foi trazido hoje foi uma união de todos os pontos trazidos. Parabéns pelo compromisso de todos e todas.”
Em um contexto de desafios para a reconstrução das políticas públicas, a plenária, que é preparatória para o 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR), construiu reivindicações para reconstrução e efetivação das políticas públicas que garantem direitos à terceira idade e pessoa idosa.
As cartas políticas construídas farão parte do documento base para as discussões do 14º CNTTR, que guiarão a CONTAG, Federações e Sindicatos. Também fizeram parte de uma carta política que foi entregue ao governo.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avaliou que “os documentos aqui apresentados são muito importantes e nós vamos trabalhar para transformar a nossa realidade. Nos mobilizaremos para conquistar as demandas com os governos e dentro do movimento sindical para cuidar dos nossos idosos, idosas e terceira idade.”
A representante do Ministério dos Direitos Humanos, coordenadora-geral das Políticas de Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade e Discriminação Múltipla, Paula Erica Batista de Oliveira, recebeu a carta política destinada ao Governo Federal.
“Dados mostram que precisamos discutir e construir propostas de políticas públicas que garantam a qualidade de vida para nossa população idosa, entendendo que essa população ela envelhece dentro das suas especificidades. O homem e a mulher do campo, da floresta e das águas não envelhecem como as pessoas que estão nas cidades e em situação de rua. Eu gostaria de agradecer o acolhimento e essa carta me emociona porque são vocês que sustentam e alimentam o nosso Brasil”, compartilhou a representante.
As pessoas idosas e terceira idade finalizaram esta grande plenária motivados e com a esperança de políticas efetivas que garantirão um futuro melhor.
Confira a carta política para o Governo AQUI
Confira a carta política para a diretoria da CONTAG aqui
Confira as fotos no Flickr da CONTAG
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG