O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa de compras governamentais que possibilita aos agricultores(as) familiares a venda de produtos para o governo. Os produtos adquiridos são destinados a escolas ou doados para creches, asilos, comunidades terapêuticas e para a população em vulnerabilidade social. Também são usados para formar estoques públicos e para compor cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos ou, ainda, em ações emergenciais, em complementação à ação da Defesa Civil. Desta forma, o PAA destina alimentos para quem mais precisa ao mesmo tempo em que estimula a produção da agricultura familiar.
São mais de três mil itens na lista de produtos adquiridos pelo PAA. Os mais presentes são o leite e os seus derivados, com 28%, seguido das hortaliças, com 16%, e as frutas, com 12%. Depois vêm o arroz, feijão, farinha de mandioca, castanhas, cereais, grãos, carnes, pescados, ovos, sucos e polpas de frutas, entre outros.
Em 10 anos, o PAA registrou um aumento de 670% no volume de recursos executados anualmente. Ao todo, já foram aplicados R$ 5 bilhões. O PAA está presente em todas as regiões do País – 3.915 municípios já acessaram o programa no período de 2003 a 2012.
FONTE: Folder sobre o PAA - MDS