Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Feiras mostram que outro mundo é possível
WhatsApp

06 de Julho de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

O mundo rural e o urbano se encontram através da série de feiras da agricultura familiar que as federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais (FETAGs) de vários estados estão promovendo por todo o país desde quinta (5) até domingo. A Feira Cearense da Agricultura Familiar – FECEAF, a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – AGRIMINAS e a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES - FEAFES promovem essa aproximação, divulgando e comercializando os produtos do mundo rural, considerando aspectos culturais, ambientais, organizacionais, políticos e sociais da economia solidária para a sociedade urbana, demonstrando que a agricultura familiar é uma alternativa sustentável e que promove qualidade de vida. Mais que isso, provando que um outro mundo é possível. A CONTAG vem negociando há anos com o governo para conquistar políticas públicas amplas e complementares para a agricultura familiar, na perspectiva de fortalecer o campo e dinamizar a economia do mundo rural e das cidades. Para Alberto Broch, presidente da confederação, é preciso que também sejam cobradas dos estados e municípios que essas políticas sejam implementadas nas localidades. “É a interação entre quem produz e quem consome, onde cada uma das partes mostra a sua importância. A Agriminas, a Feceaf e a Feafes são demonstrações da pujança da agricultura familiar”. Segundo José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da CONTAG “Essas feiras são uma demonstração concreta do tamanho do crescimento e da visibilidade que ganhou a agricultura familiar no Brasil. No Ceará, por exemplo, estão acontecendo simultaneamente três feiras, que mostram a importância de se investir no campo e em políticas públicas para fortalecimento dessa economia de base familiar de produção agrícola. Estamos no caminho certo”. Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical faz uma avaliação altamente positiva desses encontros. “São feiras tradicionais, que têm dado resultados importantes na afirmação da agricultura familiar e na comercialização de seus produtos, abrindo as portas do mercado para os negócios da agricultura familiar”. Para Natalino Cassaro, secretário de Terceira Idade, as feiras são mais que a comercialização. “Estamos expondo a produção do mundo rural para o mundo urbano, numa ação que é construída pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e que mostra a quantidade, a qualidade e o sabor dos produtos que vêm das mãos dos agricultores e de nossa terra mãe”. Ceará - A V FECEAF está sendo realizada de 5 a 08 de julho, no Parque de Exposições Governador Cesar Cals, em Fortaleza. A feira traz cerca de 380 expositores e o público estimado é de 40 mil pessoas oriundas de 184 municípios do Estado, com exposição e venda de produtos da agricultura familiar e de animais, casas de farinha, de mel e de engenho, uma fazendinha, pesque e pague, além de queijaria, uma mini fábrica de beneficiamento de castanha de caju e uma bodega.

Minas Gerais -A Agriminas acontece de 5 a 8 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte e traz diversos produtos alimentícios e comidas preparadas na hora, entre eles como novidade o pão de queijo, com direito a degustação, além de um moinho de água para mostrar como é produzido o fubá. Diversas atrações musicais também fazem parte do evento.

Espírito Santo – A FEAFES acontece de 6 a 8 de julho, na Praça do Papa, em Vitória, em sua oitava edição, com público estimado de 50 mil pessoas. São mais de 100 estandes de associações e cooperativas com produtos de diversos municípios capixabas (frutas, legumes e verduras, café, vinho, licor, doce, pão, flores, defumados, artesanatos e comidas típicas).

FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico