A Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), organização a qual a CONTAG é afiliada, apresentará nesta quinta-feira, 16 de dezembro, mais duas histórias de sucesso da Agricultura Familiar da região, em sua 5ª Conferência Virtual de Intercâmbio de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena do Mercosul Ampliado. São histórias que mostram o protagonismo das mulheres na organização, produção, agregação de valor e comercialização de café em seus territórios.
A primeira delas será uma experiência do Brasil, indicada pela CONTAG e por sua Federação de Minas Gerais, a FETAEMG. Conheceremos a história do Café Feminino, produzido por mulheres da cooperativa de agricultores(as) familiares COOPFAM, do município mineiro de Poço Fundo. Além de apresentar um vídeo que mostra o trabalho das cafeicultoras na produção do Café Feminino, também teremos a presença da presidenta da cooperativa, Vânia Lucia Pereira, para comentar ao vivo sobre o impacto da experiência e responder perguntas.
A outra experiência que conheceremos na 5ª Conferência é da Bolívia, indicada pela afiliada CIOEC, com a produção do Sumaj Café feita por mulheres indígenas e camponesas do município de Palo Blanco. Estará online no evento também a presidenta da Associación Sumaj Café, Martha Colque.
Além das convidadas protagonistas das experiências, receberemos convidadas dos dois países, como a coordenadora de Gênero da FETAEMG, Alaíde Lúcia Bagetto Moraes, além de representantes de órgãos internacionais como o Fórum Rural Mundial (FRM), a International Land Coalition (ILC) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), para comentarem as experiências e o impacto delas nas comunidades onde acontecem. Também são bem vindas perguntas e comentários de participantes da Conferência.
Sobre o Ciclo de Conferências Virtuais de Intercâmbio de Experiências Exitosas da COPROFAM
Os intercâmbios virtuais que a COPROFAM vem preparando e apresentando desde o ano passado buscam evidenciar os resultados positivos em termos de desenvolvimento produtivo de sucesso na agricultura familiar, camponesa e indígena da região latina.
Os intercâmbios procuram olhar para a iniciativa e organização interna dos casos, o acesso a políticas públicas, investimento e uso de tecnologias apropriadas, agregação de valor, estratégias de comercialização e acesso aos mercados público e privado, olhando enfim para a melhoria de renda alcançada pelos agricultores e agricultoras familiares envolvidos(as) nas experiências, no que lhes permite melhorar a sua qualidade de vida e reforçam a importância dos pilares da Década da Agricultura Familiar.
Participe desse momento, acessando o link:
https://us06web.zoom.us/j/85938307477?pwd=Y204WnNTMzZCaXFSclJwSTQxWUFrdz09
O evento também será transmitido ao vivo no Facebook da COPROFAM:
https://www.facebook.com/coprofammercosur
Serviço
5ª Conferência Virtual de Intercâmbio de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena da COPROFAM
Dia 16/12 quinta-feira
Às 15h do Brasil
Link de acesso:
https://us06web.zoom.us/j/85938307477?pwd=Y204WnNTMzZCaXFSclJwSTQxWUFrdz09 FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila