Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES
Fortalecer para não retroceder: juntas somos mais
WhatsApp

11 de Outubro de 2024


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
agricultoras familiares
contag
mulheres rurais
plenária nacional de mulheres

Mulheres do campo, da floresta e das águas de todo o Brasil se reunirão, nos dias 14 a 16 de outubro, na 8ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares.

O momento será fundamental para a organização das mulheres dentro do Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG), pois haverá diálogos, reflexões e construções de proposições para o 14° Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, explica que esse momento é fundamental para o fortalecimento da organização das agricultoras familiares no movimento sindical. “A Plenária será um importante espaço para refletirmos sobre os nossos desafios, as nossas ações e o nosso compromisso com um movimento sindical mais forte, democrático, transparente, comprometido com as relações de gênero mais igualitárias e com a transformação social”, compartilha.

As participantes da Plenária pretendem analisar o cenário político nacional e o contexto atual do sindicalismo rural, com ênfase nos desafios atuais e na participação e organização das mulheres; avaliar e propor estratégias para avançar no processo de organização das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares e nos espaços de atuação e luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; bem como debater e elaborar proposições para subsidiar a participação nas Plenárias estaduais, regionais, microrregionais ou de polos e no 14° CNTTR.

“Estamos com grandes expectativas para a 8ª Plenária Nacional de Mulheres, onde vamos receber nossas mulheres dirigentes sindicais de todo o Brasil. Nos reuniremos para um debate coletivo, abordando sobre temas que afetam as nossas vidas e trabalhos, de acordo com a experiência de atuação na sua base e no movimento sindical. E a partir dessa avaliação, nós vamos propor estratégicas para avançar a participação e a organização das mulheres no espaço de atuação político-sindical”, explica a secretária-geral da CONTAG, Thaisa Daiane Silva.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, conta que “chegaremos juntas, unidas e fortes para pensar mais quatro anos da gestão e organização da CONTAG. Temos muitos desafios para a agricultura familiar e o campo brasileiro e o nosso Sistema Confederativo pode contribuir muito para supera-los.”

Para a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, a Plenária Nacional das Mulheres acontece com a motivação principal de olhar para as contribuições das agricultoras familiares dentro do movimento sindical. “Com o lema da plenária, fortalecer para não retroceder, já fica muito claro o quanto que avançamos nesses 60 anos e o quanto que as mulheres ainda podem contribuir. As mulheres têm muito para contribuir, principalmente, com a pauta da segurança, soberania alimentar, ambiental e mudança climática. Muitas pautas são priorizadas pelas mulheres e instigadas para que o movimento possa discutir a partir da luta delas. Então, esse momento é extremamente importante em função do contexto histórico que vivemos, da necessidade de olhar para qual campo que queremos e de preparação para o nosso Congresso”, compartilha Sandra Paula.

A secretária de Política Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, conta que “a Plenária Nacional de Mulheres é um espaço que oportuniza uma reflexão mais profunda das mulheres. Principalmente sobre a ótica delas, dos desafios externos e internos, considerando a continuidade da luta por protagonismo, visibilidade política, contra todas as formas de violência, por trabalho e renda no meio rural e por mais políticas públicas. Então, a plenária é esse espaço que qualifica a realização do Congresso, que é a nossa instância máxima, que decide os próximos rumos do movimento sindical sobre a ótica das mulheres. Com certeza será uma plenária extremamente importante e necessária para fortalecer ainda mais a unidade das mulheres, a luta das mulheres, o nosso projeto e aquilo que a gente almeja.”

A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mônica Bufon, compartilha que está com uma expectativa positiva para a Plenária, que após oito anos será realizada de forma presencial. “Nós nos reuniremos com 300 mulheres de todos os estados do Brasil, que é fundamental para olhar, principalmente, para nossa pauta interna e os desafios das mulheres no movimento sindical e na agricultura familiar. Também estou com a expectativa muito boa em ver as jovens margaridas neste espaço e pautando suas necessidades enquanto jovens. Será um grandioso momento de formação, de preparação para que juntas seguimos firmes e reafirmando a importância das mulheres no movimento sindical”, afirma.

Fortalecer para não retroceder: juntas somos mais!

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico