Lágrimas, risadas, empoderamento feminino e muitos aplausos. A abertura da posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da Gestão 2025-2029 da CONTAG, na noite desta quinta-feira (24), foi marcada por mensagens fortes, homenagens e palavras de reafirmação.
A lembrança de mulheres, como Margarida Alves, Elizabeth Teixeira, Roseli Nunes, Dorothy Stang, Marielle Franco, Dilma Roussef e Vânia Marques Pinto, foi o principal guia do momento.
“Quando as vozes das mulheres retomam seu passado, evidenciam sua ancestralidade, geram, ensinam e resistem por meio dos ecos das histórias e memórias. Nasce um novo tempo. Amanhece um novo dia”, relembrou a mística.
A posse da diretoria marca não apenas a posse da primeira mulher presidenta da CONTAG, mas também reflete a consolidação de uma luta histórica por igualdade, representatividade e justiça. A CONTAG, ao longo de seus 61 anos de existência, tem sido um pilar de resistência e esperança para milhões de trabalhadores rurais agricultoras e agricultores familiares.
Representando a gestão da CONTAG 2021-2025, a então secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Monica Buffon, abordou: “estamos vivenciando um lindo momento, onde, nesses 61 anos de história, será empossada a primeira mulher na Presidência da nossa CONTAG. Vânia, você representa milhares de mulheres que estão nos territórios. Você representa a minha mãe, que está lá na sua propriedade nesse momento. Nessa nova direção haverão muitos desafios, mas também muitas conquistas. Então, para nós, é uma grande vitória, é uma noite de muitas conquistas.”
A Solenidade contou com a presença dos Sindicatos e Federações filiadas, de parlamentares, representantes de organizações da sociedade civil, fóruns e outros espaços coletivos, personalidades políticas, entre outros convidados e convidadas.
A Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes eleitos foram empossados pela representante da UITA, Amália Antúnez; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cristiana Paiva.
A recém empossada presidenta, Vânia Marques Pinto, iniciou sua fala agradecendo os seus orixás, ancestrais, familiares e amigos.
“Por toda a minha caminhada dentro do movimento sindical, eu já entendi que a minha missão é abrir portas para que outras mulheres avancem comigo. E se eu chego aqui hoje, não chego sozinha, venho carregando toda a minha ancestralidade e por isso quero saudar todos de uma forma muito especial. Estamos tomando posse em um momento muito difícil, mas eu assumo o compromisso de honrar toda a minha ancestralidade, principalmente todas as mulheres que vinheram antes de mim”, compartilhou emocionada a presidenta.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar foi representado pela secretária-executiva Fernanda Machiaveli, que abordou “é com grande alegria e orgulho que vemos chegando à Presidência da CONTAG uma mulher extremamente competente, com uma história de vida que tanto nos emociona. Uma mulher que tem travado uma luta com muita coragem, com muita determinação e também com muita capacidade de formular proposições para o nosso país.”
A Secretaria-Geral da Presidência da República foi representada pela secretária-executiva, Kelli Cristine Mafort, que compartilhou “lutar não é crime. E nós estamos aqui, como governo federal, expressando nossa solidariedade para que a injustiça que estamos vendo seja corrigida. E que os nossos companheiros possam estar na sua casa, que é a casa dos agricultores e agricultoras familiares, a CONTAG.”
Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo avaliou em sua fala: “esse grande acontecimento é fruto também de uma construção coletiva, que exigiu maturidade e compreensão das Federações, que são parte importante da nossa CONTAG. Essas federações conseguiram conceder de quanto é fundamental um empreendimento sindical embriagado de unidade. E eu penso que esse é o símbolo maior.”
Já, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cristiana Paiva compartilhou “é muito importante estar nesse momento histórico representando a nossa central. Contem conosco, estamos aí nessa luta, uma luta que é muito grande, mas que tem grandes conquistas a serem realizadas. Nós precisamos mudar muita coisa na nossa cultura e isso a gente já faz aqui ao eleger uma mulher presidenta. E isso precisa continuar nos nossos estados.”
Pauta do Grito da Terra Brasil 2025
Ainda, durante a posse, foi entregue ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a pauta do Grito da Terra Brasil 2025. Este ano é reunida propostas que objetivam a construção de políticas públicas estruturantes e a resolução de questões emergenciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento da agricultura familiar.
Além disso, busca responder aos desafios postos para a agricultura familiar, e representa mais um passo na trajetória da implementação do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
O documento traz propostas organizadas em eixos, como inclusão produtiva e práticas sustentáveis de baixo carbono na agricultura familiar; transição agroecológica; política nacional de reforma agrária; crédito fundiário; desenvolvimento rural; infraestrutura e inclusão digital; relações internacionais; direitos humanos; políticas sociais e sujeitos do campo.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG