Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Federação do Paraná (FETAEP) realiza evento virtual para aprofundar nos temas da Década da Agricultura Familiar
WhatsApp

29 de Outubro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
Contag
década da agricultura familiar
Década da Agricultura Familiar
Fetaep

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), filiada à CONTAG, realizou na tarde dessa quarta-feira (28) um encontro virtual que teve como tema principal a Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas. Participaram dirigentes da Federação e também agricultores e agricultoras da região, convidados para a atividade.

Na ocasião, a Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG, que trabalha para impulsionar a agenda em todo o Brasil, fez apresentações bem detalhadas que contextualizaram o que é a Década, como ela foi instaurada pela ONU, quais seus pilares, as oportunidades e desafios que ela traz para a agricultura familiar do país e do mundo.

Conhecendo melhor a Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas

A primeira apresentação foi feita pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que propôs um resgate do histórico da Década, traçando uma linha do tempo desde o Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido em 2014 pela Assembleia Geral das Nações Unidas até a consolidação da Década, passando por todo o processo de mobilização que foi feito por diversas organizações por vários anos, lembrando que todas as Federações e Sindicatos da CONTAG foram importantes nessa construção.

Ao falar dos nove objetivos da Década, entre eles reduzir a fome no mundo, melhorar a nutrição e fomentar a sucessão rural, Alberto lembrou que esses objetivos dialogam direta e indiretamente com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, colocados como meta até o ano de 2030.

Ao abordar os resultados esperados nos 10 anos de campanha da Década, Alberto lembrou que se prevê medidas e disposições em todos os níveis, partindo do global e chegando até o municipal, para fortalecer a agricultura familiar. Os objetivos se relacionam profundamente com as bandeiras de luta já levantadas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), como o acesso a recursos naturais e serviços públicos, melhoria de infraestruturas, políticas públicas de inclusão, e vários outros que fazem parte do cotidiano de reivindicações do Sistema CONTAG.

Ao final de sua exposição, o vice-presidente lembrou ainda do papel das organizações no processo da Década, que propõe principalmente o protagonismo da agenda, a divulgação da campanha e suas diretrizes, o estabelecimento de metas e possibilidades de monitoramento dos avanços, e a articulação com outras organizações e movimentos pelo sucesso da Década. “Esta é uma ferramenta que, se usarmos bem, será muito importante para o desenvolvimento sustentável de nosso campo, e se não usarmos da melhor maneira, poderá ser uma valiosa oportunidade perdida que dificilmente poderá ser recuperada”, lembrou Broch.

O presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, reforçou o chamado. "Esta Década deve trazer visibilidade à agricultura familiar, como um ponto de equilíbrio na produção de alimentos saudáveis e essenciais para o ciclo da vida humana. Mas, para isso, precisamos nos fortalecer os sistemas e as conquistas existentes, e avançar. Promovendo debates como este, despertamos para nossos pontos fortes e para os que podem ser melhorados, e assim progredimos".

O que a Década pretende alcançar?

Na sequência da apresentação de Broch, foi a vez de seu assessor, Luiz Vicente Facco, explicar aos participantes o que são os 7 pilares do Plano Global de Ação, que na prática são os temas gerais que a agenda pretende estabelecer conquistas.

São eles:

1. Criar um ambiente político favorável para fortalecer a agricultura familiar

2 - Apoiar os jovens e garantir a sustentabilidade geracional da agricultura familiar

3– Promover a equidade de gênero na agricultura familiar e o papel de liderança da mulher rural

4. Fortalecer as organizações da Agricultura Familiar

5. Melhorar a inclusão socioeconômica, a resiliência e o bem-estar dos agricultores familiares e das famílias e comunidades rurais

6. Promover a sustentabilidade da agricultura familiar para alcançar sistemas alimentares resilientes às mudanças climáticas

7. Fortalecer a multidimensionalidade da agricultura familiar para alcançar inovações sociais que contribuam para o desenvolvimento territorial e sistemas alimentares que salvaguardem a biodiversidade, o meio ambiente e a cultura.

Facco falou de todos e, por fim, comentou sobre como as organizações como a FETAEP e seus sindicatos de base, assim como as outras entidades da CONTAG, podem começar a trabalhar pelos objetivos da Década, e como o sucesso dessa agenda pode impactar a vida dos agricultores(as) familiares e promover transformações rurais verdadeiras no Brasil. “Toda essa teoria não se sustenta sem o trabalho do movimento sindical para torna-la fatos concretos, e sabemos que o movimento sindical é capaz de fazer muito por essa agenda. Temos grandes desafios pela frente enquanto movimento, mas grande capacidade também”, afirmou Facco.

Experiências reais e exitosas da agricultura familiar paranaense

Para complementar a atividade, a FETAEP apresentou alguns vídeos com experiências reais de agricultores e agricultoras do Paraná, desde jovens até a terceira idade que dá cara e voz a agricultura familiar do estado, experiências que foram comentadas por membros da diretoria da organização. Nesse momento, a FETAEP também apresentou o que vem elaborando e construindo a respeito da Década, desde que ela foi oficialmente lançada no Brasil e começou a ser difundida pela CONTAG, mostrando que essa construção está sendo feita com muito alinhamento e força.

FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico