Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG contribui com debate promovido pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal sobre agricultura familiar e produção orgânica de alimentos
WhatsApp

20 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
agroecologia
alimentos saudáveis
Comissão de Agricultura
Contag
produção orgânica

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal promoveu audiência pública virtual nesta segunda-feira (20) com o tema “Agricultura familiar e produção orgânica de alimentos”. A audiência foi realizada a partir de requerimento dos deputados Vilson da Fetaemg (PSB/MG) e Heitor Schuch (PSB/RS). A CONTAG foi uma das organizações convidadas.

Ao longo da audiência, foi reafirmado o protagonismo e o potencial da agricultura familiar na produção orgânica ou agroecológica, em práticas sustentáveis, na produção de alimentos saudáveis e no desenvolvimento social e local. Também destacaram a importância de estimular a formação de circuitos de comercialização de curta distância entre agricultor(a) e consumidor(a) e para venda para os mercados institucionais, como escolas e hospitais.

A CONTAG esteve representada no debate pelo assessor Antonio Lacerda Souto, que apresentou dados do Censo Agropecuário/IBGE e destacou a importância de o Estado brasileiro implementar políticas públicas para dar oportunidades para que a juventude permaneça no campo com qualidade de vida e trabalho. “É importante dar atenção aos pequenos municípios na implementação das políticas públicas, principalmente as voltadas para a agricultura familiar. Esses municípios concentram cerca de 37% da população brasileira. Ou seja, temos um Brasil com característica rural, mas queremos um campo com gente, com sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade”, destacou.

Nesse sentido, o assessor reforçou que a reforma agrária é uma questão central para o País. “É preciso mudar a estrutura agrária no Brasil, pois as relações de forças são muito desiguais e desumanas. É preciso fortalecer a agricultura familiar para viabilizar a produção agroecológica. Hoje, tem uma forte procura da população brasileira por alimentos saudáveis. E a agricultura familiar também produz saúde, pois há esse sentimento quanto a influência da qualidade de alimentos no nível de adoecimento das pessoas”, disse Lacerda.

Além de influenciar a saúde, o assessor da CONTAG também destacou a influência da produção de alimentos no combate à inflação. “Se a gente não estimular a produção de alimentos pela agricultura familiar teremos desabastecimento dos alimentos no mercado interno, contribuindo também para o aumento da inflação. A agricultura familiar também contribui para a dinamização da economia brasileira”, completou.

Os outros convidados para o debate foram o presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogério Dias, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Antônio Azevedo Espíndola, o presidente da Câmara Temática de Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Demattê Filho, o presidente da Cooperativa de Produção Orgânica de Sucos e Óleos Essenciais de Citros no Vale do Cai (Ecocitrus), e o produtor de alimentos orgânicos, Joe Valle. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico