“Diretamente ao assunto: O Grito da Terra Brasil é, sem dúvida, a pauta mais importante e mais significativa da CONTAG, das Federações e dos Sindicatos.”
Foi com esta fala que o deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar iniciou o lançamento da exposição “Agricultura Familiar é Alimento Saudável e Conservação Ambiental”, nesta terça-feira, 16.
A mostra é um ambiente para retratar a importância dos homens e das mulheres do campo, da floresta e das águas na produção de alimentos saudáveis e para conservação ambiental. Também reforçará as propostas do 24º Grito da Terra Brasil e apresentará ao poder Legislativo, ao longo desses dias, sua agenda política para o Congresso Nacional.
“O nosso Grito da Terra Brasil é histórico e traz a população do campo para ocupar Brasília e mostrar as cores e os sabores da agricultura familiar. Nós estamos aqui para pautar políticas públicas estruturantes para o campo, porque é lugar de vida, é lugar de pessoas e, portanto, as políticas públicas nos dão dignidade e condição de viver bem”, afirma a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
A mostra está instalada no espaço Mário Covas, no Anexo II da Câmara dos Deputados, nos dias 16 a 18 de abril, e traz produtos produzidos pela agricultura familiar, como geleias, méis, cachaças e queijos. E a diretora de Política Agrária da FETAPE, Rozário Sousa, foi uma das agricultoras que contribuiu com a exposição, disponibilizando produtos produzidos em sua terra.
“A gente veio de Pernambuco e trouxe alguns produtos, mas aqui também tem vários de outros estados. Então, assim, a gente está hoje nesse momento com essa mostra dizendo o que a agricultura familiar faz, do que ela é capaz e também já nos preparando para o Grito da Terra Brasil, que acontecerá dia 20 e 21 de maio. Estamos juntos e juntas à agricultura familiar em prol do nosso desenvolvimento, dos pequenos produtores”, compartilhou Rozário Sousa.
A cooperação do poder Legislativo é essencial no planejamento de um orçamento relacionado à agricultura familiar, que viabilize tanto a inclusão produtiva e a organização da produção de alimentos quanto o acesso aos mercados.
“Então, parlamentares, já deixe a porta do gabinete entreaberta, porque a CONTAG vai conversar muito com vocês até o final do Grito da Terra Brasil. Esperamos poder contar com vocês nas mobilizações, nos estados e nas bancadas para que a gente possa avançar. Nós estamos na esperança de que todos vocês parlamentares nos ajudem. Queremos até amanhã entregar essa pauta ao presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco”, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Os deputados federais Bohn Gass, Marcio Jerry, Eriberto Medeiros, Tadeu Veneri, Jandira Feghali, Padre João, Elton Welter, Nilto Tatto, Flávio Nogueira, Lindbergh Farias, Reginete Bispo, entre outros parlamentares fizeram parte do momento de abertura da exposição.
Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza