O Brasil, com sua biodiversidade, tem nas plantas medicinais matéria-prima para a fabricação de fitoterápicos e outros medicamentos, bem como na preparação de remédios caseiros e comunitários a partir das práticas populares e tradicionais.
E com esta motivação, a CONTAG se une à Frente Parlamentar de Economia Popular e Solidária da Câmara dos Deputados para realizar o Seminário Bioeconomia das Plantas Medicinais na Agricultura Familiar e lançar a Cartilha Plantas Medicinais & Fitoterápicos na Agricultura Familiar.
O evento debaterá o Programa Intersetorial de Bioeconomia de Plantas na Agricultura Familiar, com vistas a caminhos que ampliem as oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, da floresta e das águas ao mesmo tempo em que contribui para a ampliação do acesso a alternativas de cuidado e saúde para a população.
Para o deputado Carlos Veras (PT-PE), presidente da Frente, “as plantas medicinais representam uma grande oportunidade para a agricultura familiar, a economia solidária e a saúde da população. Discutir este tema com atenção é fundamental, pois ele pode gerar renda para quem produz no campo e, ao mesmo tempo, ampliar as opções de cuidado e bem-estar para a sociedade.”
A secretária Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, compartilha que “a Cartilha Plantas Medicinais & Fitoterápicos na Agricultura Familiar foi elaborada com o objetivo de contribuir com o fortalecimento dos saberes tradicionais dos agricultores e agricultoras familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais. É um importante instrumento para qualificar ainda mais a promoção das plantas medicinais e fitoterápicos e sua importância para a promoção da saúde das pessoas e geração de renda para os agricultores e agricultoras familiares.”
A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, avalia que “este seminário será um importante momento de valorizar os saberes da nossa ancestralidade e debater o nosso Programa Intersetorial de Bioeconomia de Plantas na Agricultura Familiar, com vistas a construção de legislação e parcerias para a implementação de ações. O nosso desafio é, a partir deste programa, garantir renda para a agricultura familiar e o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos para a população brasileira com promoção do uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva.
Programação
08h30min - Abertura
08h40min - Programa Intersetorial de Bioeconomia de Plantas Medicinais na Agricultura Familiar
09h00min - Inclusão e organização produtiva de plantas medicinais na agricultura familiar
09h20min - Processamento de plantas medicinais e agricultura familiar
09h40min - Comercialização de produtos de plantas medicinais na agricultura familiar
10h - As plantas medicinais e o Sistema Único de Saúde (SUS)
10h20min - Debate
12h00min - Encerramento
SERVIÇO
Seminário Bioeconomia das Plantas Medicinais na Agricultura Familiar
Data: 12 de fevereiro de 2025
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Câmara dos Deputados
Realização: Frente Parlamentar de Economia Popular e Solidária