Com o objetivo de avaliar as políticas sociais para o desenvolvimento rural e definir diretrizes e estratégias para a inserção dessas políticas nas ações do MSTTR, em especial, na educação do campo, saúde, proteção infanto-juvenil e previdência para a Agricultura Familiar, foi realizado o Seminário Nacional: Balanço sobre as ações estratégicas das políticas públicas sociais para o desenvolvimento rural sustentável, nos dias 11 a 13 de fevereiro de 2025, em Brasília/DF.
O evento, que contou com a participação do Coletivo Nacional de Políticas Sociais da CONTAG e com o apoio do Senar, dispôs de momentos de socialização da Matriz Pedagógica do Coletivo, balanço das Políticas Sociais, apresentação institucional do Senar, análise sobre a política de Previdência Rural e os desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e pelo Movimento Sindical, participação no Seminário: Bioeconomia de plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar, na Câmara dos Deputados, e debates sobre a sustentabilidade político-financeira, educação do campo, Campanha Raízes se Formam no Campo, Pronera e EFA/CFR.
“Este é o último coletivo presencial dessa gestão. Nós fizemos um balanço dos 8 anos da Secretaria de Políticas Sociais onde eu estive como secretária. Olhamos para como a pasta tem se situado, como tem trabalhado e quais são os grandes e principais resultados que tivemos. Então, nós fizemos uma reflexão conjunta também considerando os próximos 4 anos, a partir da gestão que será definida no 14º Congresso da CONTAG”, compartilhou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
A dirigente afirma que os resultados foram obtidos a partir de um esforço coletivo no debate e planejamento de ações em prol dos agricultores e agriculturas familiares.
“A nossa gestão está fazendo uma entrega bacana. Eu sempre tenho reafirmado que a pasta de Políticas Sociais não trabalha sozinha, mas sim integrada com as Secretarias da CONTAG para desenvolver um trabalho de excelência, para fazer uma boa entrega para o movimento sindical e para evidenciar o seu papel e a sua importância”, avalia Edjane.
Balanço das ações da Secretaria de Políticas Sociais
A Pasta atua na defesa de um sistema de proteção social para o campo, floresta e águas. Tem contribuído significativamente na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), fortalecendo as políticas públicas que promovam a melhor qualidade de vida dos povos do meio rural brasileiro.
Foram desenvolvidas ações principalmente a partir da formulação de políticas públicas, da participação em espaços de controle democrático, como conselhos e fóruns, e nas reuniões com o coletivo específico desta área.
Nos últimos anos, a atuação do MSTTR nas áreas sociais foi ampliada e foi feito ainda um grande investimento na construção de parcerias e articulação com outros movimentos sociais e sindical, justamente para assegurar a efetivação das políticas negociadas e conquistadas nacionalmente.
Seminário Bioeconomia das Plantas Medicinais na Agricultura Familiar, na Câmara dos Deputados
Um momento importante destes dias foi a integração de agricultores, agricultoras, parlamentares e representantes o Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Fiocruz, articulando mais apoio à bioeconomia com plantas medicinais e fitoterápicos.
Ainda, durante o seminário na Câmara dos Deputados, organizado pela Frente Parlamentar de Economia Popular e Solidária, a CONTAG lançou a Cartilha Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar, que destaca a importância das plantas para a promoção da saúde das pessoas.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG