Com o objetivo de promover debates e reflexões para avançar na luta por Sucessão Rural e Sindical, será realizada a 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural, nos dias 18 a 21 de novembro de 2024, em Brasília (DF). Com o tema “Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas”, serão recebidos cerca de 250 jovens de todo o Brasil.
O evento servirá como principal mobilizador para a atuação efetiva da juventude do campo, da floresta e das águas no 14º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR). Também será um espaço de lançamento da atualização do Programa Jovem Saber.
A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon, avalia que a participação da juventude no movimento sindical é essencial para a construção de um debate mais profundo e que atenda verdadeiramente esses sujeitos.
“Nos últimos anos, a juventude tem saído do campo em números alarmantes e isso nos preocupa muito. Então, por isso, a plenária é essencial para falar da sucessão rural e sindical com políticas estruturantes, que verdadeiramente possibilitem condições para que os/as jovens permaneçam no campo, na floresta e nas águas. Nós queremos que um Congresso com propostas concretas e com um olhar específico para a nossa juventude do campo, da floresta e das águas”, compartilha.
A 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural contará com a matriz pedagógica estruturada em debates sobre:
Juventude em luta para compreender e transformar o mundo;
Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas;
Saúde mental;
Mudança climática e o protagonismo da juventude rural;
Pelo direito de ser e existir;
14º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais;
Programa Jovem Saber.
“Nossos jovens voltarão para os territórios munidos de informação para realizar um trabalho contínuo dentro do MSTTR em defesa do fortalecimento da atuação da juventude em todos os espaços. Seguiremos firmes comprometidos com a sucessão rural e sindical”, finaliza a secretária.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG