Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
14º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES    1 A 3 DE ABRIL DE 2025 - LUZIÂNIA/GO    SAIBA MAIS
14º CNTTR
Delegados e delegadas do 14º Congresso da CONTAG aprofundam debates para fortalecer o movimento sindical e valorizar a agricultura familiar
WhatsApp

02 de Abril de 2025


LR Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
congresso
debates
política

O início do segundo dia do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), na manhã desta quarta-feira (2), foi marcado por uma importante análise política da atual conjuntura da agricultura familiar e do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, coordenou o momento com o presidente da CONTAG, Aristides Santos. A dirigente abordou no início da mesa que “neste momento, nós olharemos nacionalmente para dentro do movimento sindical e para as nossas práticas, debatendo coletivamente o que almejamos para o nosso Sistema Confederativo, Sindicatos, Federações e CONTAG. Além disso, também olharemos para a nossa sociedade como um todo.”


As discussões deste momento evidenciaram o presente e as perspectivas para o futuro. O tema foi introduzido pelo sociólogo, professor e pesquisador, Arilson Favareto, e pela secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Durante sua fala, Arilson Favareto abordou cinco principais tópicos, sendo eles a conjuntura política e econômica no Brasil, a conjuntura internacional e suas consequências, as políticas para a agricultura e o Brasil rural, desafios para a agenda sindical e trunfos.

“As pessoas só vão acreditar na democracia quando essas forças sociais, a esquerda ou à direita, forem capazes de dar resposta para os problemas do povo. A minha opinião pessoal é que da direita eu não espero esse tipo de resposta. Já da esquerda eu espero, mas precisamos renovar o pensamento da esquerda”, compartilhou Arilson Favareto.

De acordo com o palestrante, existem diversos desafios para o movimento sindical, dentre eles a diminuição da base sindical, as mudanças climáticas que estão mudando o mapa da produção agropecuária, os fundos para transição climática estão sendo capturados por grandes empreendimentos, os programas e políticas sociais que não chegam às bases sindicais de forma igual e a necessidade de uma nova geração de políticas e de inovações organizativas.

Mas, para Favareto, o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) possui formas de superar estas adversidades por ser um movimento forte e organizado, que tem a sua capilaridade para chegar aos territórios, com novas lideranças e juventude. Além disso, ele cita, que “é a partir das crises que nascem o novo.”


A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que seguiu o painel, abordou principalmente a importância da democracia para a organização sindical e para criação de políticas públicas estruturantes para o campo, floresta e águas.

“Uma das nossas maiores bandeiras de luta, enquanto movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais, é a defesa da democracia, porque é a partir dela que conseguimos garantir direitos para os agricultores e agricultoras familiares e para a sociedade como um todo”, compartilhou a secretária.

A secretária também destacou o trabalho realizado a partir da Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas. Ainda, abordou a importância do programa para a sustentabilidade político-financeira, a construção política do movimento e o fortalecimento da representação dos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical.


As Comissões Temáticas

Durante a tarde, os delegados e delegadas do Congresso puderam discutir e votar nas propostas de emendas ao Documento Base do 14º CNTTR de emendas nos textos específicos e nos temas gerais que serão remetidos à Plenária final do Congresso e, posteriormente, incluídos nos Anais se aprovados pela maioria do plenário.

Os/as participantes foram divididos em nove Comissões Temáticas que abordaram as principais bandeiras de luta do movimento sindical: Política Agrária; Política Ambiental; Política Agrícola; Políticas Sociais; Organização e participação da juventude rural / participação política das crianças e adolescentes; Organização e participação de pessoas da terceira idade, idosos e idosas; Organização e participação políticas das mulheres trabalhadoras rurais; Educação popular e estratégia formativa; e Comunicação sindical e popular.


Além disso, todas as comissões tiveram que discutir as propostas voltadas para a organização, estrutura sindical, sustentabilidade político-financeira e o plano de lutas para o Sistema Confederativo CONTAG.

“Foi um dia importante no nosso Congresso. Fizemos uma boa análise de conjuntura e bons debates nas comissões temáticas. Na Plenária final, no último dia do 14º CNTTR, vamos finalizar esse processo de aprovação das resoluções congressuais e do plano de lutas que entrarão nos Anais e subsidiarão o Planejamento da próxima gestão e de todo o Sistema Confederativo. Que esse trabalho realmente nos ajude a fortalecer o Movimento Sindical e a valorizar a agricultura familiar”, compartilha o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico