Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
CONTAG, Federações e Sindicatos participam de seminário sobre Ater em Brasília
WhatsApp

14 de Fevereiro de 2025



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
assistência técnica
ater
política agrícola

Durante os dias 11 a 14 de fevereiro, foi realizado o Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e outras políticas públicas para a agricultura familiar no Cesir/CONTAG, em Brasília.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Diretoria da CONTAG e com falas da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto; do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch; da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues; do secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger; do diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes de Oliveira; do gerente geral de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Evandro Holanda; e contou também com a presença do presidente do Incra, César Aldrighi.


O presidente do Incra, César Aldrighi, avaliou que “esse seminário é muito oportuno. E a nossa expectativa é retomarmos a criação de assentamentos, o trabalho nos territórios quilombolas, regularização, reestruturação do Incra e avançar na assistência técnica e extensão rural. Então, a nossa expectativa é que a gente consiga avançar no orçamento deste ano, possibilitando a contratação de técnicos e programas.”

O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger, compartilhou que “estamos nas vésperas de começar a discutir novamente o Plano Safra, principalmente olhando para o que deu certo. E isso é uma conquista da luta do movimento sindical. Do contrário, isso não estaria acontecendo. Nós estamos avançando muito na política de financiamento, agora com o desafio também de avançar na política de assistência técnica.”

O gerente geral de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Evandro Holanda, avaliou que “o desafio é produzir alimentos saudáveis, de baixo custo e acessível em sistemas que consigam lidar com a mitigação das mudanças climáticas. E isso não acontece apenas imaginando que nós precisamos colocar mais tecnologia e mais técnico à disposição. É preciso fazer uma concentração e isso se dá na base da concentração política das organizações. Por isso, esse tipo de evento é muito importante, não só para o povo, mas para a reflexão do conjunto de políticas que nós precisamos colocar para viabilizar o aproveitamento do conhecimento do potencial técnico-cientista que o Brasil detém e que nós temos condições de trabalhar.”


O evento foi estruturado com os objetivos de contextualizar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil e apresentar experiências da ATeG do Senar e de outras organizações relacionadas à mitigação dos impactos das mudanças climáticas, erradicação da pobreza, erradicação da fome e promoção da agricultura sustentável. Além disso, foram realizados grupos de discussões voltados a proposição de pautas para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025-2026, bem como a restruturação da Rede Sisater – coordenada pela CONTAG, mas que passou por um processo de desmobilização em determinado período, conforme a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

“Essa desarticulação causou um enfraquecimento de várias entidades prestadoras de serviços de Ater. E a nossa intencionalidade é realizar um processo de reaproximação com as entidades parceiras do movimento sindical, para acessar as chamadas públicas, além de outras possibilidades de financiamento para prestar serviços junto à agricultura familiar”, compartilhou a dirigente.

Ao longo dos dias, o seminário contou com painéis Ater no Brasil: avanços, retrocessos, aprendizados e perspectivas; Experiências de Ater; O papel da Ater para universalização do CAF e do acesso às políticas públicas pela agricultura familiar; PPO e Fundos Constitucionais como indutores da oferta de serviços de Ater e financiamento para a agricultura familiar; Experiências de formação de agentes de Ater; e Rearticulação do Sisater: histórico de construção, resultados, diagnóstico das organizações participantes e perspectivas.

“Nós fizemos discussões ricas, olhando para diversos pontos e incluindo as nossas Federações. Juntos estamos construindo a nossa pauta do Grito da Terra Brasil 2025, entendendo quais são os eixos centrais para o Plano Safra, e um calendário de ações e atividades complementares”, explicou a secretária.

Após esta construção inicial da pauta do Grito da Terra Brasil 2025, serão realizados encontros regionais para aprofundar debate sobre demandas de todo o País e outro encontro nacional para consolidá-las.

“Queremos construir uma pauta com qualidade, estruturante e focada nos principais desafios da agricultura familiar e as principais necessidades dos povos do campo, da floresta e das águas”, finalizou Vânia Marques Pinto.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico