Guiados pelo mote “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, com muita alegria, risadas, cantigas e animação, foi iniciada, nesta terça-feira (5), a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, em Luziânia (GO). Aonde mais de 800 agricultores e agricultoras de todo o Brasil estarão reunidos até o dia 07 de novembro para valorizar os saberes e culturas ancestrais, fortalecer a luta pela garantia de melhor qualidade de vida e manutenção de direitos.
Cenas de muita animação, abraços, acolhimentos, risadas, cantigas e danças foram a trilha sonora que embalaram a manhã de chegança das delegações. O momento reforçou a alegria de estarem reunidos novamente presencialmente, tendo em vista que a 3ª Plenária Nacional foi realizada virtualmente por conta da pandemia de Covid-19.
A mesa de abertura do evento foi composta pela representante da CUT, Lucilene Ferreira de Sousa, que também é secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI; representante da CTB, Sérgio de Miranda; presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra; representante do Senar, Vicente Cruz Filho; presidente da CONTAG, Aristides Santos; secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais; secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade, Antonio Oliveira; e demais membros da Diretoria Executiva da CONTAG.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, compartilhou que "aqui está a soma do que nós conseguimos até aqui. Aqui está uma terceira idade que já cuida de fazer uma sucessão rural harmônica para a juventude em prol da construção de uma agricultura familiar cada vez mais forte."
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, explanou que "nesses dias, nós vamos ter a oportunidade de discutir políticas públicas de assistência voltadas para a terceira idade e pessoas idosas, que hoje compõem cerca de 45% da população do campo, da floresta e das águas."
O secretário de secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira, em sua fala abordou que "nós somos os protagonistas do movimento sindical e depois de nós virão outros que continuarão o nosso trabalho. É uma satisfação estar com todos vocês aqui e, principalmente, por ver tantas mulheres nesta plenária."
Após a abertura política, a programação da tarde continuou com prosas, escutas e diálogos em dois painéis, que tiveram como mediadores a Diretoria Executiva da CONTAG: a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto; o secretário de Política Agrária, Alair dos Santos; a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti; o secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade, Antonio Oliveira; e a secretária geral, Thaisa Daiane Silva.
O primeiro painel foi guiado pelo tema Envelhecer no Brasil: Perspectivas e desafios, que debateu os desafios sobre o envelhecimento e seus impactos para a população brasileira.
“Nós precisamos envelhecer de forma empoderada, sendo ator e protagonistas das nossas vidas. E a tarefa de casa que eu deixo pra vocês é de ler o Estatuto da Pessoa Idosa que vocês receberam para compreender verdadeiramente e saber como exigir o cumprimento de políticas públicas”, compartilhou a painelista, representante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) e conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Walquíria Cristina Alves Barbosa.
O segundo painel teve como tema Práticas para o bem viver, que buscou compreender como boas práticas para o bem viver podem fortalecer e transformar a vida da terceira idade e pessoas idosas.
A painelista, psicóloga e mestre em Desenvolvimento Rural, Luthiane Pisoni Godoy, propôs dinâmicas de integração entre as mulheres e os homens, que se dividiram pelos meses em que nasceram e fizeram uma linda celebração com aplausos e diversão.
“A ideia foi fazer com que vocês se sintam parte e presentes nesse momento de carinho. E eu quero agradecer a disponibilidade de vocês, porque vocês estão aqui disponíveis e dispostos. Isso caracteriza também uma parte desse bem viver que vamos produzindo e sentindo ao longo da vida”, finaliza.
O dia foi finalizado com o momento Sementeiras revolvendo a terra, quando as agricultoras e agricultores da terceira idade e pessoa idosa tiveram a oportunidade de realizar a troca de sementes crioulas em um gesto de compartilhar experiências, culturas e sabedorias.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG