Nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, estiveram reunidos em Brasília/DF, no CESIR/CONTAG, os representantes das Federações e Sindicatos que são protagonistas da política para a Terceira Idade e Pessoas Idosas do campo, da floresta e das águas. O objetivo foi realizar uma Oficina Preparatória para a construção da 4ª Plenária Nacional, que será realizada entre os dias 05 a 07 de novembro de 2024. Com muita motivação, energia e criatividade concluíram a atividade com vários encaminhamentos, entre eles o mote “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, uma construção feita de forma coletiva, amarrando cada sentimento, bordando sua identidade e enraizando o valor de cada trabalhador e trabalhadora nesta construção.
Os objetivos específicos estabelecidos para a Oficina Preparatória foram de assegurar um maior envolvimento das Federações na construção e realização da 4ª Plenária Nacional da Terceira idade e Pessoas Idosas; debater e aprofundar sobre a matriz da Plenária; dialogar sobre a renovação do convênio CONTAG/INSS; e consolidar as equipes de trabalho, comissões e tarefas necessárias para a realização da 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas.
Entre os/as participantes, tivemos o relato da secretária de Terceira Idade da FETARN, Antônia Dantas, que deixou claro o sentimento de empolgação do que foi vivido na oficina: “Fizemos vários encaminhamentos para a 4ª Plenária Nacional. O que temos como objetivo, sendo muito importante para a Terceira Idade, é o diálogo com o governo para incentivar políticas públicas efetivas para sua permanência de forma respeitosa e mostrando que mesmo sendo da Terceira Idade ainda somos fortes na luta e ativos em nossas atividades.
A programação foi pensada para ser algo leve, com objetivo e animação. Entre um sorriso e outro o mote virou música. As oficinas temáticas foram pensadas em formato de grupos e teve a interação de jovens e pessoas idosas. Era visível o ambiente leve e acolhedor entre as gerações. Esse trabalho em conjunto foi importante para mostrar que diferentes pensamentos podem ser alinhados e construídos para uma melhoria de gerações futuras.
O secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira, relatou a importância deste momento. “As oficinas preparatórias são essenciais para a construção das diretrizes e dar encaminhamento no que é importante para ser tratado na 4ª Plenária Nacional. Estamos mobilizando 800 agricultores e agricultoras familiares dos 26 estados e do Distrito Federal para esse momento. Portanto, é importante que os participantes tenham em mente que será um momento único e que teremos uma infinita troca de experiência. E com esse pensamento de coletividade vamos preparar uma carta compromisso, seja para nossos governantes e/ou para o nosso movimento sindical, de forma objetiva e potente para que observem que as pessoas idosas merecem respeito e são os verdadeiros protagonistas desta trajetória que até hoje tem sido de grande valia para os tempos atuais e para esse movimento sindical.”
O encerramento da Oficina foi marcado por emoção e representatividade da luta diária das agricultoras e agricultores idosos e da Terceira Idade. Um cortejo colorido com flores, música e com as mãos na terra. Esse simbolismo é para afirmar que as pessoas idosas estão ativas, produzindo, criando e trabalhando em suas propriedades tirando o seu sustento, alimentando outras famílias e protegendo suas histórias e raízes no campo.
“É a vida brotando transformação...
É a luta que aquece o coração...
Da raiz ao saber para florescer bem viver.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG e Renata Prates / Terceira Idade