A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue com a realização das Oficinas de Base. Nesta semana, dos dias 3 a 5 de junho, foi realizada a 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no município de Caicó (RN).
Cerca de 77 participantes, entre representantes dos Sindicatos e da Fetarn, participaram da ação. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pelos assessores Antônio Lacerda e Junior Pontes.
O momento contou com uma análise do contexto atual, com ênfase nos desafios que precisam ser superados para as políticas públicas da agricultura familiar, para a ampliação das representações políticas e no fortalecimento do Sistema Confederativo CONTAG.
Foram estabelecidas diferentes prioridades sobre a comunicação, acesso à terra, organização da produção, os sujeitos do campo, floresta e águas (mulheres, juventude e terceira idade), eleições 2024/2026 e a sustentabilidade político-financeira, com destaque à Instrução Normativa 162/2024, a Resolução 19/2023 e a Portaria 32472/2023 do Ministério do Trabalho e Emprego.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, que significa um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG