Nos dias 08 e 09 de junho foi realizado o 1º Seminário de Educação do Campo para a Reforma Agrária no Acre com o tema “A educação que precisamos para o campo que queremos”. O evento contou com a participação de cerca de 350 pessoas, sendo 200 na segunda-feira (8) na capital Rio Branco e 150 na terça-feira (9), em Xapuri.
O objetivo principal foi reunir o INCRA, beneficiários/as da reforma agrária, Instituto Federal do ACRE (IFAC) e a Universidade Federal do Acre (UFAC) a fim de debater e construir propostas de cursos do Pronera para o estado.
Os dois dias de debates tiveram duas bases para discussões, sendo elas:
Mesa 1: A conjuntura do campo atual e o campo que queremos (Antônio Lacerda - CONTAG), a educação que precisamos para o campo que queremos (Maria Rosilene Bezerra - INCRA) e o Pronera enquanto Política Pública de Educação do Campo (Fabrício Souza – INCRA).
Mesa 2: Formação de acordo e compromissos para a realização de cursos do Pronera, com representações do IFAC, FETACRE, Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, IFAC e UFAC.
O principal resultado do seminário foi a assinatura da Carta de Compromisso entre a FETACRE, INCRA, IFAC e UFAC, para a realização de cursos do Pronera.
Assinatura da Carta de Compromisso pelo presidente da Fetacre, Antônio Sergione.
A secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, compartilhou que “A educação do campo é um direito nosso e dever do estado. Desta forma, ter 350 lideranças de agricultores e agricultoras familiares, em conjunto com representantes de Universidades, Institutos Federais e do Governo Federal, debatendo e assinando uma carta compromisso para a realização de cursos do Pronera no estado do Acre é um marco histórico. Parabéns a Fetacre pela mobilização e realização do evento.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações da assessoria da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG